D.E.B.S. Alert

Super Mario Galaxy 2: famoso glitch do Yoshi permanece na coletânea de Nintendo Switch e Nintendo Switch 2

Imagem: Reprodução/Nintendo/Bluesky/Comet Observatory

Um detalhe curioso chamou a atenção dos fãs de Super Mario Galaxy e Super Mario Galaxy 2 ao revisitar os títulos no pacote Super Mario Galaxy + Super Mario Galaxy 2, lançado hoje para Nintendo Switch e Nintendo Switch 2. Conforme destaca a conta Comet Observatory no Bluesky, glitches clássicos das versões originais de Wii permanecem intactos na coletânea — incluindo o infame Infinite Flutter Glitch, que poderia ser traduzido por aqui como “salto pairante infinito”.

No caso específico de Super Mario Galaxy 2, o glitch envolve o movimento característico de Yoshi, o salto pairante (Flutter Jump). Normalmente, esse recurso permite ao dinossaurinho prolongar a altura de um salto por meio de rápidas pedaladas no ar. Porém, logo após o lançamento do jogo em 2010, a comunidade descobriu que essa técnica podia ser manipulada para gerar ascensão contínua, anulando por completo as limitações planejadas pela equipe de desenvolvimento. Clique aqui para assistir ao glitch em ação.

A execução exige uma certa precisão: quando Yoshi está quase encerrando o salto pairante, o jogador deve soltar o botão de salto e pressionar o botão de agachamento, liberando em seguida o botão de agachamento e voltando a segurar o botão de salto. Ao repetir esse ciclo em rápida sucessão, o personagem permanece em elevação constante — recurso que acabou se tornando indispensável em estratégias de speedrunning e experimentações criativas da comunidade.

Com a Nintendo optando por manter o código original praticamente intocado, o Infinite Flutter Jump, praticamente uma tradição entre os jogadores mais ávidos, acaba se tornando uma relíquia cósmica com a capacidade de se astropropulsionar entre gerações.

Super Mario Galaxy + Super Mario Galaxy 2: coletânea é lançada para o Nintendo Switch e Nintendo Switch 2

No Nintendo Switch Nintendo Switch 2, Super Mario Galaxy e Super Mario Galaxy 2 chegam como parte das celebrações de 40 anos de Super Mario, com gráficos aprimorados, um modo de assistência para jogadores iniciantes, sistema de salvamento automático, um modo jukebox com 154 músicas para escutar, além de novas páginas do tradicional livro de histórias de Rosalina. No Nintendo Switch, ambos rodam a 1080p no modo dock 720p em modo portátil, e, no Nintendo Switch 2, por meio de uma atualização gratuita, ambos chegam a 4K no modo dock e 1080p no modo portátil. Algumas texturas do jogo foram substituídas por versões de maior resolução, tornando a experiência visual ainda mais agradável.

E no Brasil, esses lançamentos têm um significado ainda mais especial: em uma espécie de retificação velada pela ausência da opção de português brasileiro nos jogos originais de 2007 e 2010, estas versões para Nintendo Switch e Nintendo Switch 2 receberam um tratamento completo para o nosso idioma — um tipo de “retrolocalização”, por assim dizer. Isso significa que todos os diálogos, menus e termologia dos games foram adaptados para português — como, por exemplo, os nomes das galáxias e potenciadores.

A coletânea Super Mario Galaxy + Super Mario Galaxy 2 está disponível na loja oficial da Nintendo por R$ 399,00. Os jogos também podem ser vendidos separadamente por R$ 239,00 cada. Vale notar que esta é a primeira vez em que Super Mario Galaxy 2 chega aos consoles da família Nintendo Switch, tendo em vista que o primeiro Super Mario Galaxy foi incluso na coletânea Super Mario 3D All-Stars em 2020.

E você, cosmonauta dos games? Já conseguiu realizar o meticuloso bug do salto pairante infinito?  Quais outros glitches você já descobriu na nova coletânea? Comente suas experiências nos comentários abaixo ou nas redes sociais do Reino do Cogumelo!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem