Equipe de Mario Kart: Double Dash!! considerou remover principal mecânica do jogo durante o desenvolvimento

Imagem: Reprodução/Nintendo

Hoje em dia, com Mario Kart World para Nintendo Switch 2 prometendo pistas sem barreiras e campeonatos gigantescos, é quase possível esquecer que a franquia já passou por várias iniciativas ousadas lá atrás — inclusive colocando dois corredores em um único kart. Essa é uma das características mais marcantes de Mario Kart: Double Dash!!, título de GameCube lançado em 2003 que continua sendo o único jogo da série principal com essa mecânica maluca (e genial) de dupla por veículo. Mas, por pouco, ela não ficou estacionada na garagem da Nintendo.

Segundo uma entrevista da revista japonesa Nintendo Dream, recentemente traduzida pelo site Shmuplations, a equipe de desenvolvimento considerou seriamente abandonar o conceito de dois pilotos. Os produtores Tadashi Sugiyama Shinya Takahashi e o diretor-chefe Kiyoshi Mizuki contaram que, apesar de quererem inovar sem descaracterizar a essência de Mario Kart, a ideia era arriscada e difícil de implementar. Tanto que, em paralelo à versão com duplas, uma alternativa mais "tradicional" com apenas um piloto por kart também estava sendo desenvolvida — só para garantir uma rota de fuga caso o plano original derrapasse.

Confira o relato original de Sugiyama:

Tínhamos todas essas expectativas e sabíamos que precisávamos trazer algo novo. O conceito de "dois pilotos", portanto, foi algo que pensamos depois de um longo processo de brainstorming. Estávamos um pouco preocupados com isso, então, inicialmente, estávamos desenvolvendo uma versão com um único piloto também, paralelamente ao desenvolvimento para dois pilotos.

Takahashi, em tom de brincadeira, chamou esse plano B de "saída de emergência" da equipe. Mas no fim das contas, a paixão dos desenvolvedores pela possibilidade de criar coisas inéditas acabou prevalecendo, e o projeto foi consolidado em torno da ideia dos dois personagens por kart. O resultado? Uma das jogabilidades mais criativas e memoráveis da série, com direito a trocas de posição em tempo real, combinações únicas de personagens e itens especiais exclusivos.

Curiosamente, a primeira versão desse sistema envolvia um sidecar, com os personagens sentados lado a lado — uma escolha que quase transformou as corridas em desfiles de carros alegóricos. "Normalmente, quando pensamos em duas pessoas em um só carro, imaginamos um motorista e um passageiro lado-a-lado; mas em Mario Kart, isso tornaria os karts muito largos", lembrou Sugiyama. "Consegue imaginar 8 kart enormes enfileirados desse jeito?" A equipe acabou optando pela configuração de um na frente e outro atrás, que, além de funcional, deu mais dinamismo às corridas e reforçou nelas o espírito de cooperação.

Mesmo sendo um desvio temporário na fórmula da franquia, Mario Kart: Double Dash!! deixou uma marca que fãs carregam até hoje com saudade — e certa esperança. Com os jogos de GameCube se aproximando do Nintendo Switch 2 via Nintendo Switch Online, não custa sonhar com uma chance de revisitar esse clássico do jeitinho que ele merece.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem