Imagem: Reprodução/Ars Technica/Nintendo |
O caso ganhou ainda mais notoriedade devido à atitude desafiadora de EveryGameGuru. Depois de algumas de suas contas e canais alternativos terem sido derrubados pela Nintendo, ele os respondeu diretamente alegando que possuía "mil canais extras" através dos quais poderia dar continuidade às suas transmissões e que "poderia fazer isso o dia todo".
Além disso, o streamer ignorou repetidas tentativas da Nintendo de resolver o caso extrajudicialmente, o que levou a empresa a buscar reparação por meio dos tribunais. E ainda assim, o streamer segue provocando a equipe jurídica da Nintendo e evitando de propósito suas notificações: depois de 5 tentativas frustradas, tudo indica que a família de EveryGameGuru passará a ser contatada.
Por violação de direitos autorais, a Nintendo pede pela quantia total de 150 mil dólares, alegando que EveryGameGuru transmitiu conteúdos pirateados em pelo menos 50 ocasiões no decorrer dos 2 últimos anos — o que significa que ele deve à Nintendo cerca de 7,5 milhões de dólares americanos.
Este episódio, exemplo emblemático do conflito entre direitos autorais e a liberdade de criação de conteúdo em plataformas de streaming, reforça a abordagem rigorosa da Nintendo em relação à proteção de suas franquias, como Super Mario, Donkey Kong e The Legend of Zelda.
Obrigado por visitar o Reino do Cogumelo!