Os Yoshis de Isle Delfino: saiba mais sobre as curiosas criaturas que "morrem" em 3 minutos em Super Mario Sunshine

Só no suco! • Divulgação: Nintendo

Muitos dos jogadores do bom e velho Super Mario Sunshine, seja no GameCube original ou no port para Nintendo Switch contido em Super Mario 3D All-Stars (2020), vão se recordar que vários Yoshis, os carismáticos dinossaurinhos que vêm servindo de montaria ao encanador extraordinário desde Super Mario World (1990), podem ajudar o Mario em sua árdua busca por Shine Sprites.

No entanto, os Yoshis desta aventura particular são especialmente frágeis: aqui, são restritos aos limites do mapa em que aparecem, não conseguem nadar, e sua existência depende do consumo de pelo menos uma fruta a cada 3 minutos — caso contrário, eles serão desintegrados, forçando o herói a procurar por outro ovo de Yoshi a ser chocado. É uma dieta preocupantemente abundante em frutose que a montaria bochechuda precisa manter se quiser sobreviver.

Com base neste tempo, o blog Supper Mario Broth, dedicado ao compartilhamento de segredos e curiosidades envolvendo a série Mario, calculou a quantidade de frutas necessárias para um Yoshi de Isle Delfino sobreviver durante 24 horas. Confira o gráfico:


Em suma, seriam necessárias, por dia, 480 frutas para que um Yoshi pudesse se manter vivo após seu nascimento. É um grande esforço pela vida que exigiria nada menos que 175.200 frutas por ano, consumidas a cada 3 minutos, para evitar a sua própria desintegração.

O medidor de "Juice" do Yoshi diminui seu tempo de vida?

Uma curiosidade que vale a pena ressaltar é que os Yoshis de Super Mario Sunshine têm a capacidade de cuspir uma substância colorida chamada "suco" (ou "Juice", em inglês), que permite ao herói uma alternativa para a função dos jatos d'água de FLUDD, mas com alguns benefícios — como a dissolução dos Orange Juice Generators, escudos que impedem a travessia por canos. A quantidade disponível de suco do Yoshi é determinada por um medidor específico localizado na parte inferior direita da tela.

Porém, ao contrário do que se possa pensar, o medidor de "Juice" do Yoshi é baseado na contagem regressiva de tempo, e não na quantidade. Portanto, cuspir suco por aí não diminui o tempo de permanência destes Yoshis no plano existencial de Isle Delfino.

Os Yoshis de Isle Delfino morrem de verdade depois de 3 minutos?


Muito embora esse papo sobre Yoshis se desintegrando e lutando pela vida possa soar sombrio demais, não há muito o que se preocupar: os Yoshis de Isle Delfino não são de verdade — em outras palavras, eles não possuem a mesma biologia dos Yoshis com os quais estamos acostumados em outros jogos de plataforma.

De acordo com a versão japonesa do livro Super Mario Bros. Encyclopedia, lançado em 19 de outubro de 2015 com surpreendentes 256 páginas de conteúdo sobre a franquia Mario, estes Yoshis são criados a partir da poluição de tinta de Bowser Jr., e portanto, são construtos completamente diferentes da espécie em que são baseados.

Porém, conforme aponta o próprio Supper Mario Broth em uma nota de rodapé, vários dos inimigos e personagens de Super Mario Sunshine que são criados pela influência da escandalosa tinta do Magic Paintbrush adquirem um certo nível de autoconsciência. Existe a possibilidade, por exemplo, dos Yoshis de Isle Delfino serem dotados de senso de autopreservação — afinal, sempre que uma fruta estiver próxima a um Yoshi desmontado, ele vai comê-la sozinho quando estiver acabando seu tempo, prolongando a sua própria existência. Ou isso, ou ele só está com fome, mesmo!

Obrigado por visitar o Reino do Cogumelo!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem