Donkey Kong Jr. Math era popular entre os funcionários da Nintendo, revela Miyamoto em rara entrevista de 1986


Uma antiga e rara entrevista com os desenvolvedores de jogos Shigeru Miyamoto e Masanobu Endō publicada na edição de fevereiro de 1986 da revista japonesa Famimaga pipocou recentemente na internet graças a uma tradução cedida pela equipe do site shmuplations.

E nela, é possível encontrar algumas informações que ainda não eram muito conhecidas entre os fãs — como a paixão de Miyamoto por músicas do gênero bluegrass e, principalmente, pela admiração que a equipe da Nintendo tinha por Donkey Kong Jr. Math nos anos 80.

Enquanto o trabalho de Miyamoto como um dos principais responsáveis pela criação da franquia Mario já seja um território de discussão mais familiar, o impacto de Masanobu Endō na indústria não é algo tão conhecido no Ocidente. Hoje com 64 anos, Endō é o atual presidente da Game Studio e antigo funcionário da Namco, onde trabalhou em títulos importantes como o shoot'em-up Xevious e o action RPG para arcades The Tower of Druaga — este último, inclusive, estava em alta pouco antes da data da entrevista.

Ao discutir sobre os títulos que mais os impressionavam na época, Endō trouxe à tona um jogo que hoje em dia pode ser considerado um tanto quanto atípico:

Já não é mais novidade hoje em dia, mas eu amo Donkey Kong Jr. Math. Sempre estou disposto a jogar.

E a resposta de Miyamoto ao argumento abriu portas para uma curiosidade dos bastidores da Nintendo: apesar de ser um jogo de caráter educativo, ele era muito popular entre os developers da companhia:

É um jogo simples, mas que se transforma numa verdadeira diversão quando é jogado por duas pessoas. Também é superpopular entre os funcionários da Nintendo.

Lançado para o Family Computer em 1983, Donkey Kong Jr. Math coloca os jogadores para resolver operações matemáticas, incluindo adição, subtração, multiplicação e divisão, necessárias para seu avanço. Em 1985, foi lançado na América do Norte como único integrante do rótulo "Educational Series" para o Nintendo Entertainment System.

Apesar das críticas negativas, o jogo não foi esquecido pela história. Em Donkey Kong Country Returns (Wii), o sprite de Donkey Kong segurando uma placa pode ser visto no plano de fundo da fase Wonky Waterway. Além disso, a skin cor-de-rosa do Donkey Kong em Super Smash Bros. for Nintendo 3DS/Wii U é uma referência ao Junior (II) — nome dado ao protagonista de Donkey Kong Jr. Math na página 5 do manual de instruções.

Obrigado por visitar o Reino do Cogumelo!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem