Um dos nomes mais relevantes da indústria dos videogames, o desenvolvedor veterano Shigeru Miyamoto comentou em entrevista ao IGN sobre a expansão do alcance das IPs da Nintendo e sobre o que poderemos esperar para a série Mario — da qual ele mesmo assina a criação — no futuro.
Com uma visão canalizada principalmente em game design e experiências práticas, como as visitações ao recentemente inaugurado parque temático Super Nintendo World em Hollywood, Miyamoto acabou ganhando uma certa reputação de desfavorecer narrativas ambiciosas em seus jogos, algo que, acreditam muitos fãs, vem refletindo na ausência de novos jogos de RPG da franquia Mario.
Em entrevista, teve a oportunidade de abordar o tema:
Não é que histórias complexas sejam desnecessárias, não é isso que estou dizendo. A história é uma maneira de explicar um jogo.Acho que a história é apenas outra maneira de aproveitar essa experiência. Outra maneira é focar em uma experiência de jogo que o leve a tentar as coisas repetidas vezes. Como mencionei, a história é uma maneira de explicar o jogo e, quando isso vai bem, às vezes as pessoas escolhem começar com ela. Para mim, a história inicial é como tornar a gameplay divertida, e é a partir daí que começo a pensar e criar um jogo.
E reitera:
Então, novamente, não é que a história seja desnecessária — é apenas a forma como eu crio jogos.
Nascido na pequena cidade rural de Sonobe, no Japão, Shigeru Miyamoto é o game developer e diretor representante da Nintendo conhecido pela criação de Mario e por acompanhar intimamente o desenvolvimento da série até os dias de hoje.
Obrigado por visitar o Reino do Cogumelo!