Shigeru Miyamoto e outras grandes personalidades Nintendo compartilham suas memórias Mario favoritas

Daqui a exatamente dois dias um dos maiores clássicos da indústria dos videogames vai estar fazendo 30 anos. Lançado em 13 de setembro de 1985, Super Mario Bros. (NES) trouxe uma jogabilidade revolucionária para sua época, em uma aventura cujo fascínio e relevância para o mundo dos games resiste com muita firmeza ao implacável teste do tempo. Por ocasião desta histórica data, o site IGN conversou com os criadores de Super Mario Bros., Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka, e com outras sete lendas da Nintendo, como Reggie Fils-Aime e Hideki Konno, com o intuito de que eles compartilhassem suas memórias Mario favoritas.

Abaixo você pode conferir o depoimento completo de Miyamoto, e um trecho do depoimento dos outros oito entrevistados, mas não deixe também de acessar a matéria original completa clicando aqui; lá você vai encontrar não apenas os incríveis depoimentos destes figurões da Nintendo em versão integral, mas também poderá assistir a um fascinante vídeo sobre o tema estrelado por Miyamoto e por editores do portal IGN.

  • Shigeru Miyamoto
"É claro, eu tenho muitas memórias com Mario nestes últimos trinta anos, mas uma que se sobressai para mim foi quando nós fizemos Super Mario 64. Me senti muito afortunado em ser capaz de trabalhar em um espaço 3D pela primeira vez, encarar esta nova tecnologia, e ter Mario como o personagem que ajudou a trazê-la à vida. E fizemos isto trabalhando com a tecnologia 3D em uma época onde não haviam muitas pessoas fazendo isso. Então esse foi um momento com Mario muito importante para mim.

A outra memória remete à minha infância. Quando eu era mais jovem, eu gostava de fazer marionetes e shows de marionetes. Quando fizemos Super Mario 64, foi como se eu pudesse fazer um show de marionetes com Mario em um espaço 3D. Foi muito divertido para mim viver estes momentos onde as coisas que eu curtia na minha juventude se fundiram ao meu trabalho com os videogames."

  • Takashi Tezuka
"Eu fui o diretor de Super Mario Bros. 3, mas antes disso também dirigi Super Mario Bros. 2 [conhecido como Super Mario Bros.: The Lost Levels no Ocidente] para o Japão, mas nele eu apenas revisitei os estágios criados para Super Mario Bros. Acho que meu primeiro trabalho como diretor criativo de um game Mario foi com Super Mario 3, e por ser minha primeira vez, haviam tantas coisas diferentes que eu queria tentar. Esta é minha memória Mario favorita."

  • Hideki Konno
"Eu diria que minha memória Mario favorita é o primeiro game Mario Kart para Super NES. Com o lançamento de F-Zero tivemos a ideia de um novo game de corrida, e eventualmente decidimos colocar Mario em um dos carros; conforme ele evoluiu, a série Mario Kart evoluiu. Então eu diria que minha mais cara memória é ter ajudado a trazer Mario Kart à vida."

  • Reggie Fils-Aime
"Minha memória Super Mario mais profunda é com Super Mario World. Eu joguei e rejoguei o game com meus filhos e sempre consigo manter ele em 99 vidas. Eu ainda tenho o cartucho, e um Super NES funcional em meu escritório."

  • Kensuke Tanabe
"Eu fui o diretor de Super Mario Bros. 2, mas fiz o level design de Super Mario 3. Foi extremamente difícil, porque até o prazo final para a conclusão do game, eu absolutamente não tinha tempo de dormir em vista de terminar os designs dos estágios. Depois que você termina de escrever nos papéis, e entrega eles ao engenheiro para que ele possa inserir os dados de forma manual, só aí você dorme. Depois de três dias, você não sabe mais quando é dia ou quando é noite."

  • Katsuya Eguchi
"Uma das minhas melhores lembranças é quando eu estava trabalhando em Super Mario World, eu estava prestes a me casar, tinha todas aquelas preparações do casamento para ajudar enquanto eu fazia o design de estágios para o game. Me lembro de ter terminado o game, e ele estava pronto para vender, e então eu me casei. É uma lembrança maravilhosa."

  • Yosuke Oshino
"Eu me juntei ao time na Nintendo começando com New Super Mario Bros. Wii, e eu me lembro como esta foi uma experiência marcante para mim, por estar me envolvendo com um título Mario pela primeira vez. Ao dirigir Super Mario Maker, pude trabalhar com as pessoas responsáveis pelos games Mario originais. Estes dois trabalhos foram realmente divertidos para mim."

  • Yoshitaka Yamashita
"Só pode ser minha participação na criação de Super Mario Maker. Durante o desenvolvimento, quando adicionamos novos personagens e estágios que não estavam no original, mal podia esperar para terminar. Me senti menos como um desenvolvedor, e mais como sendo um fã de Mario outra vez."

  • Bill Trinen
"Minha melhor memória Mario é a primeira vez que vi o arcade do game Vs. Super Mario Bros. Não me lembro do ano, pois nunca tinha visto um NES na época. Eu joguei por quinze minutos e fiquei instantaneamente mesmerizado, mas só consegui chegar ao estágio 1-3. Poucos dias mais tarde, joguei Super Mario Bros. de NES na casa de um amigo, e fiquei deslumbrado em ver o arcade rodando na TV. Hoje eu jogo a versão do NES no Virtual Console e jogo a versão arcade com meus filhos no Full Tilt Ice Cream de Seattle."

Via IGN

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem