Miyamoto afirma já ter muitos sucessores, e revela o segredo do sucesso dos personagens Nintendo

Admirado por praticamente toda pessoa que se interessa de verdade pela indústria dos games, o designer Shigeru Miyamoto, que começou como um aprendiz na Nintendo há mais de trinta anos atrás, hoje possui diversos times de desenvolvedores sob sua supervisão na Nintendo EAD, a maior divisão de desenvolvimento de games da companhia. Embora não exerça um papel tão ativo na produção de games como outrora, o criador de Mario ainda se envolve diretamente na criação de alguns títulos específicos, como o promissor Star Fox Zero, que será lançado para Wii U neste final de ano.

No entanto, o reverenciado designer já tem alguns sucessores dentro da Nintendo, jovens e talentosos desenvolvedores que deverão estar preparados para assumir funções de maior importância em um futuro onde ele já não esteja mais na ativa no mundo dos games; leia abaixo a declaração que Miyamoto fez sobre o assunto em entrevista recente concedida ao Wall Street Journal.

Eu tenho muitos [sucessores]. No passado, eu geralmente tinha ideias para games que eu gostaria de criar, e eu diria aos diferentes times que trabalham para mim para fazer estes games. Eu venho trabalhando com meus times por um longo tempo. Splatoon é um exemplo - a ideia veio dos membros mais jovens do time. Estando em um nível senior, nós apoiamos eles. Então é assim que estamos realizando a transição.

Quando questionado sobre qual é o segredo da longeva popularidade dos personagens Nintendo, Miyamoto ressaltou que o foco da Nintendo ao criar novos games é em trazer experiências únicas de jogabilidade, e não nos personagens. Estes são "encaixados" posteriormente caso pareçam adequados à proposta do jogo.

Quando estamos criando games, não começamos com os personagens. Começamos com o sistema do game. O que será uma experiência divertida? Nós criamos a experiência primeiro.

Então nós descobrimos qual personagem se encaixa melhor ao gameplay. Geralmente, o que você vê na indústria dos brinquedos ou de entretenimento em geral - no Japão, particularmente - são pessoas tentando criar algo semelhante ao que já é popular. Nós tentamos fazer algo único. Por criarmos games que continuam a apoiar estes personagens, a franquia começa a ganhar sua própria identidade, que se destaca das nossas outras linhas de personagens. A identidade que temos para cada grupo de personagens é o que ajuda eles a ficarem nas memórias das pessoas por tanto tempo.

Durante a entrevista, Miyamoto teve de responder ainda a uma "polêmica" pergunta: quem venceria em uma batalha entre Fox e Mario, duas de suas mais famosas criações? Leia a resposta dada por ele logo abaixo, e tire suas próprias conclusões a respeito, leitor(a).

Fox é muito forte em "Super Smash Brothers". Outra forma de decidir isso é ver qual será o próximo game que farei. Será outro "Star Fox" ou "Mario"?

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem