Editora independente britânica anuncia livro que analisa de forma profunda a trilha sonora de Super Mario Bros.

A editora independente 333Sound, ligada ao grupo editorial Bloomsbury, possui uma coleção chamada de 33 1/3, focada na publicação de livros sobre música, que trazem um estudo aprofundado sobre artistas influentes da área, como Rolling Stones, Ramones, James Brown, David Bowie, etc. Uma de suas próximas publicações, no entanto, pretende analisar a fundo as composições de um verdadeiro clássico do mundo dos games: Super Mario Bros. O principal responsável pela venerada trilha sonora deste game é ninguém menos que o compositor Koji Kondo, da Nintendo, que até hoje brinda os ouvidos dos fãs com temas memoráveis; um de seus trabalhos mais recentes foi uma colaboração para a criação da elogiada trilha sonora de Super Mario 3D World para Wii U. O livro "Super Mario Bros.: Koji Kondo" será lançado em maio de 2015, e você pode ler o anúncio oficial a seguir.

A trilha sonora de Koji Kondo para Super Mario Bros. redefiniu o gênero das músicas de videogame. Com menos de três minutos de música, Kondo deixou de lado uma era de "bleeps" e "blops" - as produções estéreis de laboratório - fazendo surgir uma nova era na qual os sons de game constituíam uma legítima forma de expressão artística. O autor Andrew Schartmann vai nos conduzir através dos vários fatores externos (como avanços tecnológicos, táticas de marketing da Nintendo) que formaram um ambiente propício para que os experimentos musicais de Kondo pudessem se desenvolver. Ele então faz um estudo da música em si, procurando razões pelas quais nossos corações ainda dançam ao som dos primitivos temas 8-bits de uma era passada.

Andrew Schartmann é formado em música pela conceituada McGill and Yale University, e também foi o autor de outra grande publicação envolvendo músicas de videogame, o livro Maestro Mario: How Nintendo Transformed Videogame Music into an Art, ou "Maestro Mario: Como a Nintendo Transformou Música de Videogame em Arte", que fala sobre a revolução musical estabelecida na era NES. "Super Mario Bros.: Koji Kondo" será lançado em livrarias, e também em versão digital através de dispositivos como Kindle e iPad. Você gostaria de ler um livro como esse, leitor(a)? O que pensa sobre este assunto? Comente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem