Licenciar Mario para games em plataformas não-Nintendo é algo que dificilmente vai acontecer, diz Iwata

Buscando ampliar o reconhecimento de seus principais personagens e franquias ao redor do mundo, além de atrair mais consumidores para seus atuais consoles, a Nintendo pretende licenciar algumas de suas marcas para serem utilizadas em produtos que não concorram diretamente com suas plataformas. Segundo o que foi dito por Satoru Iwata, presidente da Nintendo, durante reunião com investidores, a companhia já vem fazendo isso há um bom tempo com os brinquedos Mario que são produzidos por diversas fabricantes de nome na indústria, como Bandai e K'Nex, por exemplo; nós costumamos divulgar estes lançamentos na seção "MarioMania". Mas e quanto a licenciar seus personagens para outras desenvolvedoras criarem games, ou mesmo conteúdos digitais, a serem lançados em plataformas não-Nintendo? Leiam a seguir o que Iwata disse sobre o assunto.

Vamos dizer que recebemos um pedido para licenciar Mario em um software educacional para PC para que as crianças possam aprender se divertindo com seu personagem favorito. No entanto, as crianças não esperam ver Mario assumindo a função de professor; elas esperam jogar games com Mario. Isto significa que, embora a publicadora talvez tivesse a intenção de usar Mario para propósitos educacionais apenas, elas podem acabar fazendo games de PC com Mario.

Então deliberadamente estabelecemos uma definição clara para o que chamamos de "área digital" para a qual decidimos não licenciar os direitos de nossos personagens. No entanto, Mario ser amado por tantas pessoas em várias áreas de forma alguma é ruim para nosso futuro, e se pudermos fazer isso da maneira correta, vai ajudar em nossos negócios.

Não estamos excluindo definitivamente a área digital, e queremos pensar nisso de uma forma flexível. Por outro lado, não significa que vamos licenciar os direitos de nossos personagens em todos os casos, e não consigo vislumbrar um cenário no qual licenciaremos Mario para outra companhia fazer um game.

Eu gostaria de mencionar, apenas por referência, que há exemplos onde licenciamos Mario como personagem convidado em alguns títulos third-party lançados para plataformas Nintendo. Achamos aceitável, já que Mario apareceu apenas em plataformas Nintendo, e foi utilizado de forma a seguir um modelo, então Mario já apareceu em diversos games como personagem convidado.

Entre os games mencionados por Iwata onde Mario atuou como personagem convidado, podemos citar NBA Street V3 e SSX On Tour, títulos esportivos da EA Sports lançados para GameCube na década passada. Vale lembrar que Mario também já estrelou alguns títulos educacionais para PC durante a década de 90, como Mario Teaches Typing (1992) e Mario's FUNdamentals (1995). O que você pensa sobre a declaração de Iwata sobre esta questão, leitor(a)? Acredita que deve mesmo haver um limite em relação ao licenciamento das marcas Nintendo para empresas terceiras? Comente.

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