Satoru Iwata diz que a Nintendo não quer fazer obras de arte, mas sim produtos que agradem os consumidores

Muitas vezes por mais inovador e singular que um produto seja, ele acaba não chamando a atenção do grande público, que acaba não aceitando a nova ideia com a mesma empolgação de seu criador. Com o disputado mercado dos videogames, não é diferente. Uma das empresas que mais procura trazer conceitos únicos em seus produtos é a Nintendo, principalmente depois que entrou para valer na indústria de games há mais de três décadas atrás. Mas oferecer um produto diferenciado pelo qual ninguém se interessa não traz vantagem nenhuma para quem o criou, e foi sobre esse assunto que Satoru Iwata falou em entrevista ao site japonês Toyo Keizai Online. Para o presidente da Nintendo, o objetivo de seus desenvolvedores não é fazer arte, mas sim produtos que agradem aos consumidores; leia sua declaração abaixo.

Os desenvolvedores da Nintendo são extremamente insaciáveis no que diz respeito à aceitação ou não de suas criações pelos consumidores. Eles farão qualquer coisa para ter esta aceitação. Shigeru Miyamoto e eu sempre dizemos, 'Não estamos fazendo obras de arte, o objetivo é fazer um produto que os consumidores aceitem e se identifiquem'.

Criar é como uma expressão de egoísmo. Pessoas com muita energia para criar algo possuem a confiança de que estão direcionando sua força da maneira certa quando começam. Seu ponto de vista é que 'esta é a coisa certa a fazer, então deve ser bom para o consumidor também'. Mas a meta final de um produto é ser entendido e aceito pelas pessoas. Você não pode apenas forçar isso. Quando falo que 'o objetivo é ser aceito' quero dizer que, se você vai até os consumidores com uma ideia e você percebe que eles não a entenderam, o mais importante é que eles entendam e você deve então mudar sua ideia.

Conquistar a atenção dos jogadores no mercado de games atual é mesmo uma tarefa complicada, e justamente por isso quando uma marca é bem aceita pelo público, muitas vezes ela acaba sendo explorada à exaustão pelos seus desenvolvedores. Talvez este seja um dos motivos pelo qual o Wii U, o novo console de mesa da Nintendo, vem tendo certa dificuldade em atrair consumidores. O que você pensa a respeito da declaração de Satoru Iwata, leitor(a)? Concorda com o modelo de criação que tanto ele como Miyamoto consideram ideal? Comente.

Via IGN

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