Miyamoto fala sobre inclusão de protagonistas femininas em seus games

O número de mulheres jogando games vem aumentando muito nos últimos tempos, o que é algo extremamente saudável para a indústria. Nas décadas de 70 e 80 principalmente, a visão de que o público gamer era composto em sua maciça maioria por homens era bem comum, e isso sempre se refletiu na criação dos protagonistas dos games. Em grande parte dos jogos, havia uma donzela em perigo esperando para ser salva por um corajoso herói do sexo masculino. O primeiro game de sucesso de Shigeru Miyamoto, por exemplo, traz o carpinteiro Jumpman (hoje conhecido como Mario) escalando vigas para salvar a bela Pauline das garras do malvado gorila Donkey Kong.

A série Super Mario Bros. sempre girou em torno dos irmãos Mario partindo ao resgate da Princesa Peach, sequestrada pelo vilão Bowser Koopa; tivemos sim raras exceções, como Super Mario Bros. 2 (NES) e o recém-anunciado Super Mario 3D World (Wii U). Como Miyamoto encara os desejos do público gamer feminino de que seus games tragam mais personagens femininas, e se possível no papel de heroínas? O criador de Mario falou sobre este assunto em entrevista recente ao site Kotaku; leiam o que ele disse abaixo.

Na época em que fizemos Donkey Kong, este foi um jogo que fizemos inicialmente para arcades, e arcades não eram lugares normalmente frequentado por garotas. E então nem consideramos a ideia de fazer um personagem que seria jogado por garotas.

Mas tipicamente na era DS, o que descobrimos foi que gradualmente mais e mais mulheres começaram a jogar games - tanto mulheres jovens como mulheres adultas, jogando games como Professor Layton e Animal Crossing, cada vez mais e mais - e mesmo lá atrás com Mario Kart, tínhamos jogadoras que queriam poder jogar com personagens femininas, e obviamente tivemos a inclusão da Princesa Peach logo no início da série. Gradualmente, com o passar do tempo, começamos a ver o desejo por outras personagens femininas. Então adicionamos mais personagens femininas de peso na série Mario Kart para elas escolherem. Eu acho que é uma tendência natural.

Perguntado se tem uma filha, Miyamoto respondeu ao repórter que sim, mas ela nunca manifestou o desejo de jogar com Zelda ao invés de Link nos games da série The Legend of Zelda, por exemplo. Quando questionado sobre a possibilidade de criar um jogo onde um rapaz é salvo por uma garota, leiam abaixo o que Miyamoto respondeu.

Sim, certamente, eu acredito que há oportunidades de fazer isso. Acho que poderíamos fazer isso como uma paródia de tudo que fizemos até hoje. Mas penso que, certamente, nós desejaríamos que isso soasse como o jeito natural de se jogar, e neste caso com certeza faríamos essa abordagem.

Para Miyamoto, a jogabilidade sempre deve ter prioridade sobre a história no processo de criação de um jogo. Então, se a proposta de uma protagonista feminina resgatando uma figura masculina se encaixar com a jogabilidade que foi pensada para o jogo, isso será feito. Isso vale também para possíveis protagonistas gays em algum game futuro, segundo Miyamoto. Nunca é demais lembrar que já tivemos um game onde a Princesa Peach é a protagonista, e deve enfrentar o vilão Bowser para resgatar Mario, Luigi e os Toads; o nome deste game é Super Princess Peach, e ele foi lançado em fevereiro de 2006 para o portátil DS. Você gostaria que a Nintendo lançasse mais games com protagonistas do sexo feminino, leitor(a)? O que pensa sobre o assunto? Comente.

Via Kotaku

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem