Next Level Games fala sobre as origens de Super Mario Strikers, primeiro projeto deles em parceria com a Nintendo

Lançado em 2005, Super Mario Strikers certamente foi um dos games mais surpreendentes do GameCube, levando os personagens da série Mario para partidas bem agressivas de futebol, em campos espalhados pelo Mundo do Cogumelo. Um fato que causou uma certa estranheza foi que o jogo havia sido desenvolvido pela produtora indie canadense Next Level Games, que nenhum fã da Nintendo conhecia na época. Como uma desenvolvedora norte-americana conseguiu, logo em seu primeiro projeto junto à Nintendo, trabalhar em um game de esporte envolvendo os principais personagens da companhia, como Mario? Bem, em entrevista ao site Wired, o diretor da Next Level Games, Bryce Holliday, diz que tudo começou com uma demo criada pela desenvolvedora, que envolvia personagens Mario disputando uma partida de futebol. Confira a história a seguir.

Wired: Como a Next Level Games começou sua relação com a Nintendo na época de Super Mario Strikers?

Holliday: Foi com uma demo que nós criamos para mostrar a qualidade de nossa desenvolvedora. Então fizemos uma demo de futebol com Mario, sem direção da Nintendo, apenas, ei, vamos ver o que vocês caras podem fazer com personagens Mario em um campo de futebol. E nós tínhamos um tipo de jogo de futebol bem "colorido", supersaturado, com rolagens, e pulos sobre a bola, que criamos em 6 meses como uma prova do conceito.

Wired: E vocês foram falar com a Nintendo sobre a possibilidade de trabalhar com eles. Eles deram a vocês um direcionamento como: "Porque vocês não fazem um jogo de futebol?"

Holliday: Sim, exatamente.

Wired: Identificando que havia uma ausência em sua linha de jogos; eles tinham Mario Tennis e Mario Kart, mas não Mario Soccer.

Holliday: E a nossa especialidade era fazer jogos de esportes. Nós fizemos NHL Hitz. E muitos de nós, se você olhar com atenção para a indústria de Vancouver [cidade do Canadá], tem muitos games de esporte. Os jogos FIFA foram feitos na cidade. Coisas assim. Então tínhamos experiência não apenas com o esporte, mas também com algo sobre animação de personagens, animações de movimento, o que é muito importante.

Wired: E nesta época, o mercado de jogos de esporte estava se estreitando, certo? Eletronic Arts estava pegando um monte de licenças exclusivas e coisas assim, e estava produzindo muitos games de esportes diferentes para que você talvez comprasse um game de cada esporte.

Holliday: Sim, e definitivamente estávamos tentando encontrar nosso nicho. Por esse motivo que a Nintendo veio até nós, como seria um jogo de futebol com jeito Ocidental? Personagens Mario de um jeito Ocidental, primeiramente, para depois encaixá-los em um jogo de futebol porque havia este buraco em sua linha de esportes.

Wired: Então vocês fizeram um jogo bem cartunesco, como imaginavam que seria um jogo de futebol com Mario, e a Nintendo voltou e disse que queriam algo mais realista ou mais dramático?

Holliday: Nós tentamos copiar a Nintendo na época, [Mario Golf] Toadstool Tour e jogos assim. E Tanabe-san, que era nosso diretor na época junto ao SPD Group #3, e fizemos uma demo completa e basicamente conseguimos um contrato para fazer o protótipo de um jogo real. E nós dissemos, ok, vamos continuar em cima dessa demo, e eles disseram, não, jogue isso fora, é isso que queremos que vocês façam.

Wired: Qual foi a direção então?

Holliday: Eles queriam agressividade -- esta não é a palavra certa, mas eles queriam ver seus personagens sendo competitivos. Em Mario Kart, todos estão felizes e eles fazem um high-five [levantar a mão para o alto e bater a palma da sua mão na palma da mão de outra pessoa como gesto de vitória] quando vencem. Eles queriam uma pegada mais competitiva em um jogo de esporte. E eles pensaram que, com o nosso conhecimento, estando em Vancouver ao invés de no Japão, poderíamos desafiá-los a fazer diferente. É por isso que há protetores no corpo dos personagens, e o checking [técnica defensiva usada no hóquei] está no jogo -- virou uma espécie de híbrido entre hóquei e futebol em Strikers Charged.

A Nintendo gosta mesmo de surpreender. Quem diria que eles resolveriam lançar um game de futebol com os personagens da série Mario, e ainda por cima pedir à desenvolvedora canadense para que deixasse os personagens mais competitivos, e até mesmo um pouco agressivos? Com isso nascia o spin-off Super Mario Strikers (que não por acaso se chama Mario Smash Football na Europa), que ganhou uma sequência em 2007 para Wii chamada Mario Strikers Charged, e pode ganhar uma nova edição a qualquer momento.

Com isso, a desenvolvedora independente conseguiu sua ligação com a Nintendo, sendo requisitada posteriormente na criação do jogo de boxe Punch-Out!!, lançado em 2009 para Wii, e agora com Luigi's Mansion: Dark Moon, que será lançado para o 3DS no dia 24 de março na América do Norte. Você acredita que a Next Level Games fez um bom trabalho com seus games esportivos da série Mario, e que foi a escolha certa para Luigi's Mansion: Dark Moon, leitor(a)? Comente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem