Wired: Como a Next Level Games começou sua relação com a Nintendo na época de Super Mario Strikers?
Holliday: Foi com uma demo que nós criamos para mostrar a qualidade de nossa desenvolvedora. Então fizemos uma demo de futebol com Mario, sem direção da Nintendo, apenas, ei, vamos ver o que vocês caras podem fazer com personagens Mario em um campo de futebol. E nós tínhamos um tipo de jogo de futebol bem "colorido", supersaturado, com rolagens, e pulos sobre a bola, que criamos em 6 meses como uma prova do conceito.
Wired: E vocês foram falar com a Nintendo sobre a possibilidade de trabalhar com eles. Eles deram a vocês um direcionamento como: "Porque vocês não fazem um jogo de futebol?"
Holliday: Sim, exatamente.
Wired: Identificando que havia uma ausência em sua linha de jogos; eles tinham Mario Tennis e Mario Kart, mas não Mario Soccer.
Holliday: E a nossa especialidade era fazer jogos de esportes. Nós fizemos NHL Hitz. E muitos de nós, se você olhar com atenção para a indústria de Vancouver [cidade do Canadá], tem muitos games de esporte. Os jogos FIFA foram feitos na cidade. Coisas assim. Então tínhamos experiência não apenas com o esporte, mas também com algo sobre animação de personagens, animações de movimento, o que é muito importante.
Wired: E nesta época, o mercado de jogos de esporte estava se estreitando, certo? Eletronic Arts estava pegando um monte de licenças exclusivas e coisas assim, e estava produzindo muitos games de esportes diferentes para que você talvez comprasse um game de cada esporte.
Holliday: Sim, e definitivamente estávamos tentando encontrar nosso nicho. Por esse motivo que a Nintendo veio até nós, como seria um jogo de futebol com jeito Ocidental? Personagens Mario de um jeito Ocidental, primeiramente, para depois encaixá-los em um jogo de futebol porque havia este buraco em sua linha de esportes.
Wired: Então vocês fizeram um jogo bem cartunesco, como imaginavam que seria um jogo de futebol com Mario, e a Nintendo voltou e disse que queriam algo mais realista ou mais dramático?
Holliday: Nós tentamos copiar a Nintendo na época, [Mario Golf] Toadstool Tour e jogos assim. E Tanabe-san, que era nosso diretor na época junto ao SPD Group #3, e fizemos uma demo completa e basicamente conseguimos um contrato para fazer o protótipo de um jogo real. E nós dissemos, ok, vamos continuar em cima dessa demo, e eles disseram, não, jogue isso fora, é isso que queremos que vocês façam.
Wired: Qual foi a direção então?
Holliday: Eles queriam agressividade -- esta não é a palavra certa, mas eles queriam ver seus personagens sendo competitivos. Em Mario Kart, todos estão felizes e eles fazem um high-five [levantar a mão para o alto e bater a palma da sua mão na palma da mão de outra pessoa como gesto de vitória] quando vencem. Eles queriam uma pegada mais competitiva em um jogo de esporte. E eles pensaram que, com o nosso conhecimento, estando em Vancouver ao invés de no Japão, poderíamos desafiá-los a fazer diferente. É por isso que há protetores no corpo dos personagens, e o checking [técnica defensiva usada no hóquei] está no jogo -- virou uma espécie de híbrido entre hóquei e futebol em Strikers Charged.
A Nintendo gosta mesmo de surpreender. Quem diria que eles resolveriam lançar um game de futebol com os personagens da série Mario, e ainda por cima pedir à desenvolvedora canadense para que deixasse os personagens mais competitivos, e até mesmo um pouco agressivos? Com isso nascia o spin-off Super Mario Strikers (que não por acaso se chama Mario Smash Football na Europa), que ganhou uma sequência em 2007 para Wii chamada Mario Strikers Charged, e pode ganhar uma nova edição a qualquer momento.
Com isso, a desenvolvedora independente conseguiu sua ligação com a Nintendo, sendo requisitada posteriormente na criação do jogo de boxe Punch-Out!!, lançado em 2009 para Wii, e agora com Luigi's Mansion: Dark Moon, que será lançado para o 3DS no dia 24 de março na América do Norte. Você acredita que a Next Level Games fez um bom trabalho com seus games esportivos da série Mario, e que foi a escolha certa para Luigi's Mansion: Dark Moon, leitor(a)? Comente.