Controle dá ao jogador sensações de calor e frio

Pesquisadores da universidade metropolitana de Tóquio (Tokyo Metropolitan University) deram vida ao ThermoGame, um sistema interativo de video games que dá ao jogador sensações de calor e frio.

Para o efeito, o controle conta com pequenos aparelhos nas partes superior e inferior que usam eletricidade para gerar e remover o calor; é completamente baseado no efeito Peltier - batizado em homenagem ao físico francês Jean-Charles Peltier, que descobriu os efeitos de mudança de temperatura ocasionada por correntes elétricas, em 1834. Em momentos apropriados durante o jogo, os aparelhos ativam, rapidamente aquecendo ou esfriando a superfície do controle, trazendo a sensação de mudança de temperatura às mãos do jogadores.

Os pesquisadores confirmam que os jogadores sentirão um efeito profundo no ambiente virtual, mas se estiver pensando que isso pode queimar ou congelar suas mãos, não há com o que se preocupar: a mudança de temperatura é pequena, com uma diferença de somente 10 graus da temperatura regular do controle - e o efeito dura 5 segundos por vez.

Parece bobo, mas a tecnologia foi desenvolvida em cooperação com um instituto nacional de educação de necessidades especiais (National Institute of Special Needs Education) com o propósito de incluir mecanismos de controle baseados em temperatura para deficientes visuais.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

2 Comentários

  1. Imagine jogar com isso em Freezeflame galaxy ou Shiverburn Galaxy!!!

    ResponderExcluir
  2. Impressionante! Realmente impressionante!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem