Iwata Asks: Meu primeiro projeto - Desenhar um tapete

Yoichi Kotabe, um dos animadores mais conceituados do Japão, se uniu a Miyamoto numa entrevista com Satoru Iwata (o atual presidente da Nintendo), diretamente no site da Nintendo como parte da série Iwata Asks. Confira uma porção da entrevista que fala sobre os projetos artísticos de Super Mario Bros.: os primeiros rascunhos, desenhos e arte oficial. Em outras palavras, conheça o cara que transformou o Mario no que ele é hoje, depois do pulo:

Miyamoto: Se me lembro corretamente, a primeira animação que Kotabe-san desenhou para nós foi uma do Luigi girando em círculos. Mas não podíamos usar tantos frames, então não pudemos usá-la no jogo.

Kotabe: É. Naquela época eu desenhava muita coisa que ninguém podia usar.

Miyamoto: Mas quando uma oportunidade apareceu para alguma coisa, eu achei que devíamos pedir definitivamente para que Kotabe-san trabalhasse nela. Nós fizemos junto com a Fuji Television.

Iwata: Yume Kojo: Doki Doki Panic1.

Kotabe: Ah, eu me lembro.

Miyamoto: Eu queria que o movimento do tapete fosse suave.

Iwata: Ah, foi isso? (risos)

Miyamoto: Eu queria que se movesse como um tapete de verdade, e eu pensei em pedir ao Kotabe-san. Para ele, o grande ilustrador, eu disse, "por favor, me desenhe um tapete!"

Iwata: Que horrível. (risos)

Todos: (risos)

Kotabe: Então eu desenhei um tapete que se movia suavemente, e ele me disse que tinha muitos frames!

Miyamoto: A animação original tinha mais de dez frames, mas precisávamos cortar alguns e repetir os mesmos sem parar para que a contagem de frames fosse baixa, de um modo que o movimento do tapete continuasse suave.

Kotabe: Acho que foram três. E nós usamos eles reversamente, também.

Miyamoto: Esse foi o primeiro trabalho de video game que eu pedi ao Kotabe-san.

Iwata: Você também pediu a ele para fazer várias ilustrações para o Mario.

Kotabe: Mario era uma arte pixelada, então a única referência que eu tive foi a ilustração do pacote de Super Mario Bros.

Miyamoto: Isso aí. Kotabe-san transformou Mario no que vemos hoje. Desde Donkey Kong2, eu fiz muitos rascunhos toscos de Mario no lápis e os dei a um ilustrador externo para finalizar. Quando aparecemos com Super Mario Bros., eu estava pensando em pedir a um artista de mangá profissional ou um ilustrador conhecido para fazer a arte, mas o tempo estava passando, então eu mesmo projetei a arte da embalagem.

Kotabe: Então quando fui desenhar o Mario, aquela ilustração da embalagem era tudo o que eu tinha de referência. Aí eu escutei que Miyamoto-san tinha sido o artista, então perguntei todo o tipo de coisa. Esse rosto está bom? Ele é assim?

Miyamoto: É isso aí. Ele me perguntou um monte de questões. O que é incrível é que ambos Kozai-san e Kotabe-san são incrivelmente talentosos.

Iwata: Alguém que era muito melhor no desenho te perguntando como desenhar algo. Você deve ter gostado muito disso. (risos)

Todos: (risos)

Miyamoto: A Peach mudou completamente. Eu o contei tudo o que eu queria, como o modo como queria que os olhos dela se parecessem com os de um gato.

Kotabe: E sobre como ela deveria se parecer teimosa.

Miyamoto: Teimosa, mas bonitinha. (risos) Bowser mudou muito, também. Eu estava desenhando o Mario já há algum tempo, então eu sabia como queria que ele se parecesse, mas não tinha desenhado muito o Bowser, então não conseguia fazer com que as linhas se encaixassem direito. Eu gosto do trabalho da Toei Animation na época de Alakazam the Great3, e o touro que aparece nele...

Kotabe: Ah, eu me lembro de você falando disso.

Miyamoto: Eu disse a ele que gostei daquele touro.

Kotabe: O rei touro. Miyamoto-san gostava dele, e era como imaginava o Bowser. Quando você vê a arte do pacote que ele fez, Bowser parece um pouco com um touro. Mas depois disso, Takashi Tezuka disse...

Miyamoto: Ele disse que era uma tartaruga.

Kotabe: Eu pensei, "É uma tartaruga?!"

Todos: (risos)

Miyamoto: Eu estive desenhando algo completamente incompreensível - o corpo de uma tartaruga com uma cabeça de touro! (risos) Durante nossas discussões, sua aparência eventualmente surgiu. Já que Bowser estava na família dos Koopa Troopas, começamos a ver linhas similares entre os dois, então copiamos elas para ser o mais fiel possível e movemos para a próxima ilustração. Eu comecei a me parabenizar, dizendo "uau, agora eu posso deixar o Bowser bem bacana!"

1Yume Kojo: Doki Doki Panic foi um jogo desenvolvido para Family Computer Disk System, o Famicom, em coperação com a Nintendo e a Fuji Television, e lançado em 1987. Mais tarde se tornou a base para Super Mario Bros. 2.
2 Donkey Kong foi um jogo de fliperama da Nintendo que apareceu em 1981, relançado para NES em 1983.
3 Alakazam the Great foi um filme japonês de 1960 baseado na lenda Journey to the West (aquela do rei macaco) e desenvolvido pela Toei Animation.
Entrevista retirada da Nintendo UK.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

1 Comentários

  1. Exceleeeente! Muito boa a entrevista, dei muita risada!

    - Orakio "O Gagá" Rob

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem