Mario & Luigi RPG 3!!!: Novo preview!

Naturalmente, nós amamos os jogos de plataforma do Mario. Eles são os blocos que formam a base para tudo o que a Nintendo defende. Mas gostamos quase tanto de suas várias aventuras de RPG, especialmente a série Mario & Luigi. O fantástico Mario & Luigi: Superstar Saga é um dos RPGs mais engraçados e divertidos pra Game Boy Advance e sua sequência para DS, Partners In Time, era tão divertida quanto. Como resultado, ficamos mais do que felizes quando a Nintendo anunciou que o terceiro jogo da série estava chegando por aí, para DS, no fim de 2009.

Estiveram brincando por aí com a versão japonesa do jogo e estamos felizes em informar que ele é tão engraçado (e viciante) quanto os outros dois.

A história é suficientemente simples. Uma série de residentes do Reino do Cogumelo começaram a inchar e ficar com o tamanho de uma enorme bola de praia. Um novo personagem - uma pequena bola amarela cujo nome por enquanto é Chippy - chega à conclusão de que a causa desta condição é um vírus que se espalhou por todo o Reino.

Mario e Luigi chegam para ver o que está acontecendo, mas antes de poderem salvar o dia, Bowser surge com mais uma tentativa regular de sequestrar a princesa Peach. Desta vez ele não faz tão bem, porque rapidamente Mario batalha com ele (a luta funciona como um tutorial para as batalhas de estilo RPG). Expulso do Castelo da Peach, Bowser cai em uma floresta, onde encontra Fawful, um vilão do Reino de Beanbean (e um dos personagens mais divertidos dos jogos anteriores). Fawful dá a Bowser um cogumelo "especial", que faz com que o grandalhão perca o controle de seu corpo e faz com que ele sugue o ar constantemente, engolindo qualquer coisa que chegar perto dele. Sob o controle de Fawful, Bowser retorna para Peach's Castle e engole seus residentes, incluindo Peach, Mario, Luigi, Toadsworth e um monte de Toads, antes de cair inconsciente.

O ambicioso Fawful planejou tudo isto para que ele pudesse dominar tanto o castelo de Peach quanto o castelo de Bowser. Até que parece justo - por que dominar um castelo quando você pode dominar dois? Bowser finalmente recupera a consciência e é neste ponto que a jogabilidade real toma conta. Na tela superior você controlará Bowser conforme ele procura por Fawful e destrói tudo em seu caminho, enquanto na tela inferior você estará a cargo de Mario Luigi quanto tentam sair do estômago do Bowser.

Embora o conceito de controlar personagens diferentes em telas diferentes já tenha sido usado antes (a mesma idéia foi usada em Mario & Luigi: Partners in Time, onde você pode controlar Mario e Luigi na tela de baixo e suas contrapartes infantis no topo), Mario & Luigi RPG 3 oferece uma tomada um pouco diferente das coisas. Considerando que as direções do Bowser sejam reproduzidas do jeito habitual de Mario & Luigi - com uma perspectiva isométrica e a habilidade de andar para cima, para baixo, esquerda e direita conforme você explora cada local - as direções dentro do estômago do Bowser são diferentes. Estas oferecem uma plataforma 2D de rolagem lateral no estilo dos jogos old-school do Mario. Mas ainda é um forte RPG - quando você encontra um inimigo, entra o modo de batalha de vez por vez -, mas as seções de exploramento real das áreas tomam lugar na segunda dimensão ao invés da terceira. Isso significa que a top screen é efetivamente um RPG enquanto a tela inferior é uma plataforma de rolagem lateral com elementos de RPG, trazendo á tona uma miscelânea de estilos de jogos grandemente interessante.

Uma das principais razões para se ter dois ambientes para lidar de uma só vez é que torna interessante alguns enigmas cooperativos, onde um personagem faz algo em uma tela para fazer as coisas avançarem na outra tela. Por exemplo, em certo ponto, Bowser encontra um grande hidrante de água. Se você fizer Bowser beber muita água, seu estômago vai encher com o líquido, que vai cair na touch screen. Conforme o nível da água sobe, os irmãos Mario nadam e alcançam lugares anteriormente inacessíveis. Quê que você acha desse trabalho em equipe não-intencional?

Há muitas novas jogadas e habilidades em Mario & Luigi 3. Obviamente, como Bowser é um personagem jogável novo na série, ele traz com ele toda uma série de movimentos exclusivos. Ele não só tem um socão enorme que pode arrebentar barreiras, como também também pode cuspir fogo pra incendiar as coisas.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

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