Detalhe intrigante no design do Diddy Kong em Mario Strikers: Battle League divide opiniões


Na transmissão da Nintendo Direct do dia 13 de setembro, foi anunciado que o pequeno Diddy Kong seria adicionado ao jogo esportivo Mario Strikers: Battle League para Nintendo Switch como parte do segundo DLC gratuito — assim como a Pauline, musa da franquia Donkey Kong que tem conseguido crescente destaque nos jogos modernos do encanador bigodudo.

O anúncio foi acompanhado de um trailer de lançamento que mostra os personagens em ação, executando manobras, passes, investidas, além de uma porção de seus superchutaços — e foi aqui que alguns fãs perceberam algo estranho no design do simpático sidekick do Donkey Kong.

O que há de errado com o Diddy?

Já na sequência de animação do superchutaço de Diddy Kong, é possível notar na expressão colérica de seus olhos que as suas pálpebras estão diferentes. Ao contrário do que era comumente associado ao design do personagem, Diddy é mostrado em Mario Strikers: Battle League com pálpebras peludas, da mesma cor marrom associada ao resto de sua pelagem. A mudança causou estranheza em certas pessoas, mas foi vista com bons olhos por outros entusiastas.

A forma como as pálpebras dos olhos do Diddy Kong são retratadas varia bastante dependendo do jogo. Grande parte das aparições de Diddy possuíam pálpebras peladas, no mesmo tom de pele de suas mãos, barriga e maxilar. Como, por exemplo, neste sprite do extinto jogo de aplicativo Dr. Mario World:


Nos clássicos de Super Nintendo Donkey Kong Country e Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest, além da série Super Smash Bros., suas pálpebras são de uma tonalidade mais escura, ou "bronzeada", que o resto de sua pele.

Mas ainda existe uma terceira possibilidade, que também é muito conhecida entre os jogadores: a de que ele nem sequer tenha pálpebras, simplesmente usando de um artifício cartunesco para piscar ou fechar os olhos: espremendo sua pupila. Observe nas figuras abaixo:



Seja como for, apesar da recente descoberta, Mario Strikers: Battle League não será a primeira vez em que as pálpebras escuras ou peludas de Diddy Kong dão as caras. Afinal, ele já era retratado desta forma no título antecessor para Nintendo Wii, Mario Strikers Charged (2007), ilustrado na figura abaixo — e outros exemplos incluem Donkey Kong 64 (1999) e Diddy Kong Racing DS (2007).


Apesar do padrão único de design que a Nintendo tem estabelecido para seus personagens hoje em dia, parece ainda não haver um consenso que determine com exatidão como este pequeno detalhe do Diddy deve ser retratado ao longo das franquias em que aparece. Por enquanto, tudo indica que o traço depende exclusivamente do ponto de vista das parties, first ou third, responsáveis por sua inserção.

Mas e você, querido(a) leitor(a)? Se pudesse escolher uma destas versões das pálpebras dos olhos de Diddy Kong para ser a definitiva, qual seria? Queremos muito saber as suas opiniões sinceras nos comentários abaixo ou em nossas redes sociais — estamos sempre de olhos abertos! 
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem