Ex-funcion√°rio da Nintendo revela que o ambiente de trabalho na empresa n√£o era nada "m√°gico"

s√°bado, 28 de abril de 2018

Com apenas 18 anos de idade, o programador e designer de video games brit√Ęnico Giles Goddard entrou para a equipe da Nintendo para ajud√°-los em v√°rios projetos, como Star Fox, 1080¬ļ Snowboarding e at√© mesmo Super Mario 64. Ex-funcion√°rio da empresa desde 2002 e atual fundador da Vitei (Steel Diver, 3DS), Goddard falou ao site Eurogamer sobre suas mem√≥rias de quando ainda trabalhava na Big N — mas adianta que as coisas dentro da firma n√£o s√£o exatamente um festival de magia e arco-√≠ris que os f√£s tendem a fantasiar.

O brit√Ęnico diz que, enquanto funcion√°rio da Nintendo, nunca sentiu que estivesse dentro de algo como A Fant√°stica F√°brica de Chocolate e que, entre os prazos rigorosos impostos pelos seus superiores, nunca sentiu que estivesse fazendo parte de algo grande.
"N√£o havia [senso de m√°gica]. E acredito que agora tamb√©m n√£o haja. √Č uma forma muito r√≠gida e 'cl√≠nica' de trabalhar. Me impressiona a quantidade de criatividade que eles conseguem extrair daquele lugar, com Zelda e Mario. Voc√™ vai l√° e s√≥ encontra tudo branco, com cub√≠culos 'cl√≠nicos' e os sinais da hora do almo√ßo, de ir para casa, e isso √© tudo. N√£o entendo como sai a criatividade daquele lugar. Mas eles conseguem."
Giles enfatiza que o problema n√£o eram as pessoas com quem costumava trabalhar — incluindo Shigeru Miyamoto, Katsuya Eguchi e Tsuyoshi Watanabe, os quais descreve como pessoas √≥timas e extremamente talentosas —, mas sim a cultura old school do lugar.

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2 coment√°rios:

Eduardo Silveira disse...

Eita.

Eduardo Jardim disse...

Bota "eita" nisso!

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