Os dez anos de New Super Mario Bros. (DS)

Hoje o prefixo "New" ("Novo") talvez não se encaixe tão bem aos games da série New Super Mario Bros., mas quando o primeiro título foi lançado em 15 de maio de 2006 para o portátil Nintendo DS ele significou de fato uma gloriosa renovação de visual e jogabilidade para as aventuras de plataforma 2D do bigodudo. E após dezesseis anos de espera (seu antecessor, Super Mario Bros. 3 para o NES, é um game de 1990), é certo que as expectativas de fãs eram as maiores e mais imaginativas possíveis.

Mas New Super Mario Bros. sem dúvida conseguiu atendê-las com louvor, conquistando de imediato a crítica e o público com uma combinação surpreendente e harmoniosa de elementos. A mudança que literalmente salta aos olhos na primeira vez que se joga New Super Mario Bros. é o seu estilo gráfico. Embora os personagens e cenários sejam mostrados sob uma perspectiva bidimensional, a Nintendo utilizou modelos tridimensionais em sua constituição, criando um interessante contraste que consegue encantar instantaneamente. Os estágios também possuem um visual mais "limpo" do que em games anteriores da série, parecendo de certa forma mais espaçosos.


A razão dessa notável mudança no design de cenários obviamente foi realizada para favorecer a nova jogabilidade do Mario em 2D, e quem já estava acostumado(a) com os títulos lançados para NES e Super NES percebe logo de cara que o controle do bigodudo está mais leve, mais rápido e possui muito mais variações de movimentos do que antes.


A brilhante equipe de desenvolvedores comandada pelos mestres Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka conseguiu transportar com absoluta eficiência as técnicas acrobáticas dos games de plataforma 3D de Mario para as fases em 2D, instigando jogadores mais hardcore a aperfeiçoar suas técnicas para conseguir terminar os estágios em períodos de tempos muito mais curtos do que o normal, ou mesmo sem serem atingidos pelos obstáculos e inimigos do caminho.


Fruto do talento impecável do renomado compositor Koji Kondo, a excepcional trilha sonora de New Super Mario Bros. mistura novas canções e melodias clássicas retrabalhadas para manter a animação em alta durante toda a aventura, sempre combinando perfeitamente com todas as situações vivenciadas pelos jogadores na telinha do Nintendo DS.

Novos power-ups como o Mega Mushroom, que transforma Mario em um gigante destruidor, o Mini Mushroom, que possui o efeito reverso e faz o encanador ficar do tamanho ideal para ser pisado por um Goomba (mas também lhe permite acessar locais apertados e correr sobre as águas), ou mesmo o Blue Shell, que concede a ele os cascudos poderes de um Koopa Troopa, contribuem para deixar a experiência ainda mais fresca e fascinante.


E depois de concluir a longa e desafiadora aventura solo pelos oito mundos do modo principal de New Super Mario Bros. para resgatar a Princesa Peach das patas nefastas de Bowser e Bowser Jr., ainda é possível se divertir com uma série de divertidíssimos minigames que fazem ótimo uso da tela de toque do portátil, ou mesmo experimentar o inovador modo cooperativo onde Mario e Luigi podem ser controlados simultaneamente por dois jogadores, cada um em seu respectivo Nintendo DS.

Responsável por dar nova vida à série de games de plataforma mais famosa e influente do mundo dos games, New Super Mario Bros. ganhou três novas edições para consoles de gerações posteriores: New Super Mario Bros. Wii, New Super Mario Bros. 2 (3DS) e New Super Mario Bros. U (Wii U), cada uma delas trazendo novidades que expandiram ainda mais os incríveis conceitos do original.

Nunca é demais lembrar que o nosso ilustre aniversariante do dia também está disponível em versão digital no Virtual Console do Wii U, o que é mais uma oportunidade para você conhecer ou relembrar os inúmeros encantos deste super clássico, que terá sempre um lugar mais do que especial no coração de fãs de Super Mario Bros. E para você, leitor(a), qual a "novidade" mais importante que New Super Mario Bros. trouxe para a série? Compartilhe conosco suas impressões sobre este game!

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem