Saiba curiosidades sobre o (não lançado) portátil "Atlantis" da Nintendo; Game Boy Color quase ganhou tela de toque

domingo, 17 de abril de 2016

Sucessor direto do Game Boy Color, o portátil Game Boy Advance, lançado pela Nintendo em março de 2001, fez um imenso sucesso com seu hardware de 32 bits, que possibilitava ao sistema rodar games com visuais e sons bastante sofisticados para a época. No entanto, antes de desenvolver o Game Boy Advance, a Nintendo estava trabalhando em um projeto diferente de portátil para suceder o Game Boy Color, denominado "Atlantis".

O site alem√£o Nintendo-Online fez uma intensa pesquisa sobre o assunto, e descobriu algumas curiosidades bem interessantes sobre este projeto, e tamb√©m sobre uma tela de toque que quase foi lan√ßada para o Game Boy Color em 1998, seis anos antes do revolucion√°rio port√°til Nintendo DS popularizar a tecnologia. Estas fascinantes informa√ß√Ķes foram gentilmente traduzidas para o ingl√™s e organizadas pelo pessoal do site Nintendo Everything; conhe√ßa-as a seguir.

Projeto Atlantis

• Este projeto n√£o estava ligado ao Game Boy Advance, cujo projeto foi denominado inicialmente de "Advanced Game Boy"
• O "Projeto Atlantis" come√ßou a ser desenvolvido em 1995
• Ele seria um port√°til de 32 bits a cores, com quatro bot√Ķes e uma tela ainda maior que a do Game Boy Advance; jornalistas diziam que ele seria lan√ßado no final de 1996
• Segundo rumores, o "Atlantis" tinha poder compar√°vel ao do Nintendo 64, e um processador de 160MHz (o GBA tinha 16.8 MHz), e bateria com dura√ß√£o de 30 horas
• A Nintendo confirmou o projeto, mas nunca lan√ßou o "Atlantis", por uma s√©rie de motivos: o tamanho avantajado do sistema, consumo excessivo de energia, altos custos de produ√ß√£o e insatisfa√ß√£o com o seu desempenho t√©cnico
• Al√©m dos motivos mencionados acima, o Game Boy Pocket tamb√©m estava vendendo muito bem na √©poca
• O engenheiro que liderou o desenvolvimento do Nintendo DSi, Masato Kuwahara, mostrou uma imagem do port√°til "Atlantis" durante o evento GDC 2009; voc√™ pode visualizar esta imagem no topo da mat√©ria

Curiosidades extras sobre port√°teis Game Boy

• Kuwahara chegou a desenvolver em 1998 um acess√≥rio de tela de toque que seria acoplado √† tela normal do Game Boy Color; a imagem abaixo mostra a apar√™ncia deste acess√≥rio acoplado em um Game Boy Advance SP


• O time de desenvolvimento do Game Boy Advance experimentou com um modelo dobr√°vel do port√°til, mas como o aparelho era muito grosso, a ideia foi descartada; dois anos mais tarde, no entanto, ela foi aproveitada com o lan√ßamento do Game Boy Advance SP
• O desenvolvimento do Game Boy Advance s√≥ come√ßou ap√≥s o lan√ßamento do Game Boy Color, e levou apenas dois anos para ser conclu√≠do

A julgar pelas informa√ß√Ķes acima, voc√™ acredita que a Nintendo tomou a decis√£o certa em desistir do "Projeto Atlantis" e tamb√©m da tela de toque que poderia ser acoplada ao Game Boy Color, leitor(a)? Comente!

    • Coment√°rios

  • Facebook ()
  • Google (0)
  • Disqus ()

0 coment√°rios:

Postar um coment√°rio