Fã divulga gráficos que comparam vendas das aventuras 2D e 3D do Mario em consoles domésticos Nintendo

Um debate que certamente pode render discussões acaloradas e intermináveis entre fãs de Mario é sobre em qual gênero as principais aventuras do mascote bigodudo da Nintendo se destacam mais: games de plataforma 2D ou games de plataforma 3D? Embora ofereçam propostas radicalmente diferentes de jogabilidade e de apresentação e exploração dos mundos e estágios, o que torna praticamente impossível chegar a uma conclusão definitiva e incontestável sobre esta polêmica questão, em termos de vendas esta disputa tem um vencedor bem claro.

Um fã conhecido como ZhugeEX elaborou dois gráficos onde, utilizando dados oficiais de vendas divulgados pela Nintendo, traz um esclarecedor comparativo do desempenho comercial dos games de plataforma 2D (primeiro gráfico) com os games de plataforma 3D (segundo gráfico) da série Mario lançados apenas para consoles domésticos da Nintendo. As aventuras 2D dos encanadores extraordinários possuem uma base superior a 110 milhões de cópias no mundo todo, com Super Mario Bros. (título incluído em bundles do Famicom/NES), lançado em setembro de 1985, respondendo por cerca de 40% deste resultado.

Vendas dos games 2D de Super Mario (em milhões de unidades)

Vendas dos games 3D de Super Mario (em milhões de unidades)

Apesar desta comparação determinar claramente a vitória dos games de plataforma 2D do Mario em termos de vendas, vale notar que este gênero possui aproximadamente dez anos de vantagem em relação aos games de plataforma 3D, cuja estreia aconteceu com Super Mario 64, lançado em junho de 1996 no Japão. E você, leitor(a), o que pensa sobre os dados apresentados nestes gráficos? Você tem uma preferência entre estes dois estilos tão distintos de aventura da série Super Mario? Comente!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem