Criadores revelam curiosidades sobre desenvolvimento do game Mario Tennis: Ultra Smash à Famitsu

Em sua edição mais recente, a revista japonesa Famitsu trouxe uma interessante matéria sobre Mario Tennis: Ultra Smash (Wii U), onde diversas curiosidades sobre o desenvolvimento do game foram reveladas pelo diretor Shugo Takahashi (Camelot), e pelos produtores Hiroyuki Takahashi (Camelot) e Toshiharu Izuno (Nintendo). Os principais pontos desta entrevista foram gentilmente traduzidos do japonês para o inglês pelo blog Kantopia, e envolvem o balanceamento dos personagens, a utilização dos recursos do Wii U GamePad, a ideia das Mega Battles e dos Jump Shots, e outros relevantes assuntos; saiba mais detalhes logo abaixo.

• Inicialmente, parecia impossível implementar batalhas online globais no game, mas no final os desenvolvedores conseguiram introduzir o recurso para satisfazer jogadores que esperavam por isso.

• Sendo grandes fãs de Mario, o pessoal da Camelot queria polir adequadamente todos os personagens, mesmo os de menor importância. A Nintendo foi contra a inclusão de Boo no início, pois achava que ele não podia segurar uma raquete; a Camelot insistiu, pois para eles a habilidade de desaparecimento daria ao personagem um toque "Mario".

• Balancear os personagens ao mesmo tempo em que respeitava suas peculiaridades foi uma tarefa complicada. Mario, por exemplo, precisava ser acessível, mas não muito forte, pois senão os jogadores não teriam estímulo para melhorar seu desempenho; porém, sendo a estrela do game, ele também não podia ser fraco.

• Para cada personagem, foram criadas habilidades que estivessem de acordo com suas características únicas. Se fãs não aprovassem algo, os desenvolvedores também não aprovariam. Através de muitas tentativas e erros, e após muitas tentativas infrutíferas, tudo acabou se encaixando.

• Os critérios para a entrada de personagens no game foram principalmente sua popularidade, apelo de vendas, pedidos dos jogadores, e aparição em games anteriores da Nintendo. No caso de novos personagens, houve uma deliberação por parte da equipe de desenvolvimento, sempre sob a supervisão da Nintendo.

• Para a funcionalidade amiibo, os desenvolvedores queriam que as figuras trouxessem elementos de RPG ao game, e que pudessem ser usadas em disputas online, além de evoluir junto com os jogadores. A ideia de treinamento dos personagens amiibo surgiu após uma consulta com a Nintendo.

• O uso do Wii U GamePad foi pensado de forma a não desviar a atenção dos jogadores da tela da TV, então eles decidiram usar a tela do controle para exibir uma visão reversa da quadra. Assim, os jogadores poderiam jogar com o ângulo de câmera com o qual se sentem mais confortáveis. Uma demonstração do recurso para saber como seria a reação dos jogadores foi criada em cerca de quatro meses com a ajuda da Nintendo.

Mario Tennis: Ultra Smash é o primeiro título da Camelot a trazer visual HD (em alta definição), e os desenvolvedores ficaram bem ansiosos de início, principalmente em relação à quantidade de pessoal e recursos para realizar um projeto deste tipo.

• Um dos principais objetivos dos desenvolvedores foi o de fazer a jogabilidade de Mario Tennis: Ultra Smash tão acessível quanto a do primeiro Mario Tennis lançado para Nintendo 64; por esta razão, elementos como Goombas gigantes, Jump Shots e Chance Shots podem ser desativados pelos jogadores.

• Os Jump Shots foram adicionados por sugestão da Nintendo como uma forma de aumentar o elemento estratégico das partidas.

• As Mega Battles são uma ideia da Camelot, e foram implementadas como uma espécie de teste. Os desenvolvedores estavam preocupados sobre o modo de funcionamento destas disputas, e sobre o tipo de impacto que elas teriam em ações básicas como rebatidas. Mas seus receios acabaram se mostrando infundados, e as Mega Battles foram incluídas sem problemas.


Título exclusivo do Wii U, Mario Tennis: Ultra Smash está disponível oficialmente para compra em formato físico e digital na América do Norte, Europa e Austrália. Mais informações sobre esta exuberante edição da série Mario Tennis você encontra em seu site oficial e também através do nosso marcador "Tennis".

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem