Confira os destaques da terceira aula do pombo Yamamura sobre criação de níveis em Super Mario Maker

A tarefa incumbida à jogadora Mashiko pelo pombo Yamamura ao final de sua esclarecedora segunda aula de criação de níveis em Super Mario Maker (Wii U) era bem clara e específica: criar um nível que fosse agradável de se jogar, e também que não apresentasse trechos de progressão vertical. Olhando para a imagem que mostra um panorama geral do novo estágio criado por Mashiko logo abaixo, você acha que a simpática assistente conseguiu realizar a missão de forma satisfatória?


Focado em "saltos agradáveis" sobre Moedas e Goombas Gigantes, o nível criado por Mashiko impressionou Yamamura, mas o pombo não pôde deixar de fazer algumas pertinentes observações para torná-lo ainda melhor. Saiba quais foram elas através das imagens abaixo.


  • Yamamura diz que o jogador precisa passar por momentos de tensão quando tem de executar uma manobra complicada ou momentos de euforia quando executa um salto gigantesco. Isso aumenta a sensação de imersão do estágio.

  • A Super Estrela foi retirada do bloco no início da fase criada por Mashiko, pois de certa forma faz com que os jogadores pensem que é preciso atravessá-la correndo do início ao fim. Yamamura colocou a Super Estrela em um bloco oculto para oferecer uma segunda forma de abordar o estágio, dando mais liberdade de decisão a quem joga.

  • Um ponto importante a ser considerado na criação de um nível é oferecer aos jogadores uma sensação de satisfação com as pequenas vitórias, separando bem os momentos de tensão dos momentos de descontração, em uma sequência de etapas que normalmente é representada por pensamentos como: "Aqui vamos nós...", "Pronto, já cheguei até aqui." e "E agora, o que vem a seguir?"

  • Uma nova plataforma foi adicionada por Yamamura no ponto "A" do estágio. Ela serve para que os jogadores possam "recuperar o fôlego" enquanto atravessam a fase. A posição dela no cenário foi baseada nos exercícios físicos reais, e nas sensações que obtemos ao realizá-los.

  • O precipício presente no ponto "2" do estágio foi encurtado por Yamamura para que o jogador possa pular sobre ele com um salto normal ao invés de um salto impulsionado pelo movimento de corrida do Mario. Yamamura explicará a razão disso em uma futura aula.

Após todas as pequenas mudanças efetuadas pelo mestre Yamamura, o novo estágio de Mashiko em Super Mario Maker ficou com um visual levemente diferente do que foi apresentado no início do post,como você pode comprovar na imagem a seguir.


Para a próxima aula, a lição de casa de Mashiko é criar um estágio que seja memorável, e que se desloque na vertical, mas sem o uso excessivo de elementos. Enquanto isso, você pode relembrar todo o útil (e bem-humorado) conteúdo de todas as três aulas de criação de níveis em Super Mario Maker estreladas por Mashiko e Yamamura através deste link.

2 Comentários

  1. Kirby Fan, a terceira aula do Yamamura é essa mesmo. Para ver as outras duas, tem que clicar no link da Nintendo no final do post.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem