Sakurai fala sobre Star Wars, e impacto das críticas negativas do público nas decisões dos criadores

Em nova matéria publicada na revista japonesa Famitsu em 17 de dezembro, o desenvolvedor Masahiro Sakurai aproveitou a estreia do filme Star Wars: O Despertar da Força nos cinemas para falar sobre o impacto das críticas do público no trabalho realizado pelos criadores. Logo no início da matéria, ele menciona uma entrevista concedida por George Lucas, criador da saga Star Wars, à revista norte-americana Vanity Fair

Nesta entrevista, George Lucas diz que "você vai fazer um filme e tudo que faz é ser criticado. E não é muito divertido. Você não pode experimentar." Vale lembrar que o novo filme Star Wars foi dirigido por J.J. Abrams, e não teve nenhum envolvimento direto de George Lucas em sua produção. Sakurai disse compartilhar dos sentimentos expressados por Lucas na declaração supracitada, ressaltando que muitas vezes fãs não prestam atenção no conjunto de uma obra, mas preferem focar em um único defeito para desvalorizá-la: "É como construir uma casa, mas as pessoas se focam em uma simples pintura pendurada na parede de uma sala, e se fixam nela, e continuam listando suas reclamações acerca daquela pintura."


O desenvolvedor nota que houve muitas reclamações de alguns fãs de Super Smash Bros. quando ele anunciou, recentemente, o lançamento do DLC de Cloud Strife para as versões de Wii U e 3DS, dizendo que ele estava adicionando muitos personagens não-Nintendo em Smash, e desta forma ignorando as pessoas que gostaram da adição do lutador. Ainda assim, Sakurai diz entender este tipo de posicionamento: "Diferentes pessoas valorizam coisas diferentes diferentemente, e elas devem ser honestas a isso."

Neste momento, Sakurai volta a falar de Star Wars, notando que ele não gosta muito do episódio VI, O Retorno de Jedi, por achar o ritmo da produção um tanto arrastado, e também pelo fato de que os Stormtroopers são derrotados facilmente pelos Ewoks, mas salienta: "Mais do que isso, sou grato por eles terem me mostrado estes mundos variados, e me deixar apreciá-los."

Segundo Sakurai, as críticas negativas tendem a ganhar mais espaço e importância nas mídias sociais do que as críticas positivas, e algumas vezes elas acabam abalando emocionalmente criadores e fazendo-os desistir de seus projetos. Por essa razão, desde o início de sua carreira como desenvolvedor, ele seguiu o lema de que "pessoas que não levantam suas vozes são importantes". Foi isso que o levou a criar Kirby's Dream Land para o Game Boy, um game de plataforma acessível para iniciantes, o tipo de público que normalmente não consegue fazer sua voz ser ouvida.

Sakurai encerra sua matéria com uma mensagem de esperança para todos os criadores, destacando a principal razão pela qual vale a pena não desistir, mesmo diante das mais ferinas críticas: "Eu não quero que as pessoas que estão envolvidas na criação de coisas se tornem desmotivadas pelas críticas. Só o fato de ser capaz de transmitir diversão para um grande número de pessoas é uma benção, afinal."

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem