Talvez seja por isso que Masahiro Sakurai se sente extremamente grato por poder se utilizar deste recurso nos dias de hoje para corrigir, balancear e melhorar seus games. Não por acaso, ele tem recorrido com certa frequência à prática em seus mais recentes trabalhos, os grandiosos games de luta Super Smash Bros. for Nintendo 3DS e Super Smash Bros. for Wii U. Falando sobre o assunto em matéria publicada na revista japonesa Famitsu que foi gentilmente traduzida para o inglês pelo site Source Gaming, Sakurai deu quatro boas razões para justificar sua posição em relação ao lançamento de atualizações e patches online nos games modernos; descubra quais são elas logo abaixo.
1. Complexidade dos games modernos
Sakurai ressalta que a produção dos games hoje em dia é mil vezes mais complexa do que era no passado, devido ao enorme número de detalhes que eles possuem. Dito isso, fazer com que tudo funcione perfeitamente já é um milagre.
2. Criadores não têm tempo para jogar a versão final de seus games
Todo o laborioso processo de produção, balanceamento e correção de bugs de um game deixa muito pouco tempo para que criadores possam testar a versão final de seus games. Por isso é tão comum atualmente continuar realizando ajustes até a data de lançamento dos títulos em versão física, com a intenção de que o game esteja o mais perfeito possível.
3. Jogadores têm um "poder de teste" muito alto
Mesmo tendo uma equipe formada por centenas de pessoas especializadas em testar games para encontrar erros, o imenso número de possibilidades torna muito pequenas as chances de encontrar bugs muito específicos que podem acontecer em determinadas situações de jogo. No entanto, o retorno obtido por jogadores que têm acesso à internet torna possível conhecer e corrigir, através de atualizações, bugs e glitches que não foram detectados, assim como promover um melhor balanceamento nos games.
4. Patches de correção são um serviço voluntário
Erros de programação que comprometem o funcionamento dos games precisam realmente ser corrigidos. Mas o lançamento de atualizações e patches para balancear e fazer pequenos ajustes visando melhorar a experiência dos jogadores é na verdade um esforço voluntário dos desenvolvedores, que normalmente começam a se envolver em novos projetos assim que seu game chega às lojas.
Sakurai salientou ainda que os criadores precisam levar em conta tanto a opinião de jogadores experientes como dos iniciantes ao realizar ajustes em um game que já foi lançado, e que é inútil lançar atualizações que melhorem drasticamente a qualidade de um game que já não está sendo jogado. E você, leitor(a), o que pensa sobre o assunto? Concorda com a linha de raciocínio de Sakurai de que o lançamento de atualizações e patches de correção nos games é algo definitivamente necessário, ou tem uma opinião diferente sobre o assunto? Comente!
Via Source Gaming