Masahiro Sakurai diz que se sente grato pelo recurso de lançar atualizações e patches nos games modernos

Por mais talentosos e dedicados que os desenvolvedores de games sejam, é praticamente impossível lançar no mercado um título totalmente à prova de erros de programação, conhecidos no meio como bugs ou glitches. Na maioria dos vezes, os usuários acabam se divertindo ou se beneficiando destes erros de alguma forma, mas é claro que existem (raros) casos em que a experiência pode ser completamente arruinada por eles. Embora nos últimos anos o lançamento de atualizações e patches (corretores) via internet tenha se tornado uma prática bastante comum na indústria dos games, não era assim nos anos 80, 90 ou mesmo no início da década passada.

Talvez seja por isso que Masahiro Sakurai se sente extremamente grato por poder se utilizar deste recurso nos dias de hoje para corrigir, balancear e melhorar seus games. Não por acaso, ele tem recorrido com certa frequência à prática em seus mais recentes trabalhos, os grandiosos games de luta Super Smash Bros. for Nintendo 3DS e Super Smash Bros. for Wii U. Falando sobre o assunto em matéria publicada na revista japonesa Famitsu que foi gentilmente traduzida para o inglês pelo site Source Gaming, Sakurai deu quatro boas razões para justificar sua posição em relação ao lançamento de atualizações e patches online nos games modernos; descubra quais são elas logo abaixo.

1. Complexidade dos games modernos
Sakurai ressalta que a produção dos games hoje em dia é mil vezes mais complexa do que era no passado, devido ao enorme número de detalhes que eles possuem. Dito isso, fazer com que tudo funcione perfeitamente já é um milagre.

2. Criadores não têm tempo para jogar a versão final de seus games
Todo o laborioso processo de produção, balanceamento e correção de bugs de um game deixa muito pouco tempo para que criadores possam testar a versão final de seus games. Por isso é tão comum atualmente continuar realizando ajustes até a data de lançamento dos títulos em versão física, com a intenção de que o game esteja o mais perfeito possível.

3. Jogadores têm um "poder de teste" muito alto
Mesmo tendo uma equipe formada por centenas de pessoas especializadas em testar games para encontrar erros, o imenso número de possibilidades torna muito pequenas as chances de encontrar bugs muito específicos que podem acontecer em determinadas situações de jogo. No entanto, o retorno obtido por jogadores que têm acesso à internet torna possível conhecer e corrigir, através de atualizações, bugs e glitches que não foram detectados, assim como promover um melhor balanceamento nos games.

4. Patches de correção são um serviço voluntário
Erros de programação que comprometem o funcionamento dos games precisam realmente ser corrigidos. Mas o lançamento de atualizações e patches para balancear e fazer pequenos ajustes visando melhorar a experiência dos jogadores é na verdade um esforço voluntário dos desenvolvedores, que normalmente começam a se envolver em novos projetos assim que seu game chega às lojas.

Sakurai salientou ainda que os criadores precisam levar em conta tanto a opinião de jogadores experientes como dos iniciantes ao realizar ajustes em um game que já foi lançado, e que é inútil lançar atualizações que melhorem drasticamente a qualidade de um game que já não está sendo jogado. E você, leitor(a), o que pensa sobre o assunto? Concorda com a linha de raciocínio de Sakurai de que o lançamento de atualizações e patches de correção nos games é algo definitivamente necessário, ou tem uma opinião diferente sobre o assunto? Comente!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem