Engenheiro chefe do NES diz que Nintendo sempre teve características de uma empresa indie

Ainda que algumas vezes tenha pago um alto preço por isso, a Nintendo sempre demonstrou ter uma maneira única e bastante peculiar de criar consoles e games, buscando em toda geração trazer inovações que mudem a forma pela qual as pessoas percebem e experimentam os videogames.

Esse espírito de ousadia e sede insaciável de surpreender os jogadores também podem ser encontrados atualmente em muitas desenvolvedoras independentes, conhecidas simplesmente como indies. E a própria Nintendo reconhece isso. Em entrevista concedida ao site Gamesindustry, o designer chefe do NES, Masayuki Uemura, evocou justamente esse tipo de comparação, salientando os esforços da Nintendo em manter sua identidade e independência dentro da indústria; leia a interessante declaração feita por Uemura sobre este tema logo abaixo.

Da minha perspectiva, a indústria dos games sempre foi [direcionada por] indies, porque a ideia do individual tem sido bastante crucial na produção de grandes games. Quando você tenta utilizar todo o poder de computação, e o processamento de gráficos e os efeitos sonoros, então você precisa adicionar mais pessoas e mais funcionários para criar games compatível com esta tecnologia. Mas a única coisa que você pode aperfeiçoar é o poderoso recurso individual. A Nintendo sempre foi assim, somos como os indies.

Toda vez estamos tentando criar algum tipo de mudança de paradigma, onde todas as regras são alteradas, o status quo [estado atual das coisas] é alterado, chegando com novas ideias. Wii é um exemplo perfeito disso. Ele se tornou popular além de nossas expectativas. Este foi um produto bem simbólico para nós, nos sentimos como indies.

E você, leitor(a), considera válida esta comparação feita por Uemura? Também acha que a Nintendo sempre teve um jeito "indie" de ser? Comente!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem