Brinquedos ajudaram os desenvolvedores a conceber ideias originais para Super Mario Maker

Super Mario Maker (Wii U) é definido pela Nintendo como pertencente ao gênero sandbox de plataforma. Mas, na prática, esta sandbox (caixa de areia em inglês) é de fato uma "toybox" (caixa de brinquedos), onde os jogadores podem utilizar uma grande variedade de elementos familiares para brincar de criar seus estágios bidimensionais de maneiras praticamente infinitas.

Criar um game como esse, capaz de inspirar e gerar harmonia e caos com o simples toque de uma caneta na tela de um controle, certamente não foi uma tarefa fácil para os desenvolvedores. Mas sem dúvida foi extremamente divertida. Entrevistados pelo site Polygon, o produtor Takashi Tezuka e o diretor Yoshikasu Yamashita fizeram uma revelação surpreendente sobre o início do desenvolvimento de Super Mario Maker.

Foi durante este período que figuras do alto escalão da Nintendo trouxeram para o setor de desenvolvimento uma pilha de brinquedos infantis para que os desenvolvedores brincassem com eles. A intenção real desta curiosa iniciativa era descobrir quais eram os brinquedos que mais recebiam atenção da equipe, e quais eram aqueles que não agradavam. A ideia era tirar os desenvolvedores da sua zona de conforto, fazendo-os interagir com estes brinquedos, e tirar da experiência conceitos originais para serem incluídos em Super Mario Maker.

A ideia deu tão certo que o time de desenvolvimento conseguiu elaborar uma entusiasmada lista com 160 formas diferentes de se jogar o game baseadas nos brinquedos, e tiveram de decidir então quais delas seriam utilizadas, e quais seriam descartadas. Tezuka salientou que, para criar Super Mario Maker, os desenvolvedores se sentiram livres para incluir "coisas estranhas", e não houve a preocupação de que tudo se encaixasse perfeitamente ao universo geral da série Mario. Afinal, com o alto nível de liberdade de criação que seria proporcionado aos jogadores, seria impossível calcular todos os resultados, e eles queriam que o game tivesse um forte impacto nas pessoas.

Nós realmente queríamos criar um tipo de jogo memorável e que tivesse um impacto duradouro nas pessoas. E eu acho que estes elementos estranhos são uma forma de conseguir isso. - Takashi Tezuka, produtor de Super Mario Maker

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem