Em entrevista de 2013, Satoru Iwata disse considerar todos os games em que trabalhou como filhos

A revista japonesa Tokyo Keizai Online resolveu divulgar recentemente o trecho inédito de uma entrevista que fizeram com Satoru Iwata em julho de 2013. Por motivos que desconhecemos, esta parte da conversa não foi publicada na época, mas sem dúvida trata-se de um dos relatos mais íntimos feitos pelo recém-falecido presidente da Nintendo.

Quando questionado sobre qual era o seu game favorito, o executivo deu uma resposta longa e bastante pessoal, que mostra de uma forma bem clara a forte paixão e dedicação que ele tinha em relação ao seu trabalho como programador, e sua visão peculiar a respeito dos games, em especial aqueles no qual trabalhou, que disse considerar como "filhos". Leia este interessante trecho da entrevista logo abaixo.

Ummm… esta é uma pergunta difícil. Eu mesmo era um desenvolvedor de games, então eu tenho uma ligação especial com todos os produtos nos quais eu estive profundamente envolvido como um programador ou produtor, seja ele Kirby Super Star (conhecido no Japão como Hoshino no Kirby), Earthbound (Mother 2), ou Super Smash Bros. (Dairanto Smash Brothers). Então é bem complicado nomear apenas um.

Eu olho para todos estes games que produzi de uma maneira bem próxima, como se eles fossem meus filhos, por assim dizer. Dessa forma, a proximidade de minha percepção é diferente das outras pessoas. Quando eu estava desenvolvendo eles, eu trabalhava praticamente todos os dias (pela noite toda) até que eu visse o sol surgindo por sobre o Monte Fuji. Então quando penso neles, as memórias destes esforços criativos se iluminam em uma coisa só - a forma como eu cheguei com o conceito original, o que eu estava pensando quando comecei a dar uma forma tangível a ele, quais partes destes pensamentos atingiram os consumidores e quais não, e os conflitos e eventos dramáticos que atravessei durante o processo de desenvolvimento - você sabe, coisas assim. Estas emoções claramente separam meu modo de perceber os games de qualquer outra pessoa que se fascinou por eles estritamente como jogadores comuns.

Então não é fácil dizer de qual game gosto mais. Como criador, se tornou hábito para mim pensar por que um certo produto se tornou um grande sucesso, ou no contrário, por que outro game que imaginei ser tão divertido de jogar não ganhou muito apoio e atenção. Talvez. Eu não estou aproveitando estes games da mesma forma que os jogadores comuns que compram estes produtos para se divertirem com eles. Isso acontece porque estou curtindo eles como parte do meu trabalho.

Digamos que eu vá a Disneylândia. Em um caso extremo, eu não posso ser um visitante que simplesmente se empolga experimentando uma atração. Ao invés disso, eu costumo me colocar dentro dos sapatos de quem a criou. Esse se tornou meu hábito. Mesmo quando estou assistindo a um filme, não posso deixar de imaginar o que estava passando pela cabeça do produtor deste filme quando criou aquela cena em particular. Minha cabeça começa a girar nesta direção instantaneamente, embora eu não seja especialista em filmes.

Preocupado por não ter respondido diretamente a pergunta feita pelo repórter, Satoru Iwata ainda fez um gentil comentário antes de encerrar a entrevista, prometendo ter a resposta pronta no próximo encontro, que infelizmente nunca aconteceu.

Sabe, você me perguntou sobre meu game favorito? Eu lamento não ter sido capaz de responder isso de forma adequada. Fui pego desprevenido, e não pude vir com uma resposta clara e direta. Eu terei a resposta pronta para você na próxima vez em que nos encontrarmos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem