Produtores de Mario Party 10 falam sobre balanceamento do game, e garantem: resultado dos dados é 100% sorte

quarta-feira, 25 de março de 2015

Shuichiro Nishiya e Jumpei Horita, diretor e produtor, respectivamente, do rec√©m-lan√ßado Mario Party 10 (Wii U), concederam uma entrevista ao site Nintendo Life onde uma das quest√Ķes abordadas foi a respeito do balanceamento das partidas. Eles falaram especificamente sobre o modo Bowser Party, onde o cascudo vil√£o da s√©rie Mario persegue o ve√≠culo onde est√£o reunidos os outros personagens pelos tabuleiros; toda vez que ele se aproxima do grupo, um minigame Bowser vs. All √© acionado.

Nishyia revelou a dificuldade em ajustar o balanceamento do game neste modo, principalmente para que Bowser nunca fique muito atrás dos outros personagens, e a partida se encerre muito rápido; descubra qual foi a solução encontrada para este problema lendo a declaração do desenvolvedor logo abaixo.

Assegurar que a jogabilidade estava balanceada foi o maior desafio durante o desenvolvimento. O game √© baseado primeiramente no resultado do dado rolante, ent√£o dependendo da sua sorte, ele pode acabar muito r√°pido, ou Bowser pode nunca ser capaz de alcan√ßar os outros personagens. Encontramos um n√ļmero de poss√≠veis problemas que tivemos de resolver para balancear equidade com divers√£o.

Atrav√©s de nossas jogadas de teste, pensamos em v√°rias maneiras de ajudar aqueles que ficam para tr√°s. Por exemplo, jogadores que est√£o fora do jogo podem prover itens para seus parceiros de time, Bowser Jr. pode oferecer dados ao Bowser quando ele est√° ficando para tr√°s, e da√≠ em diante. Gra√ßas a estas adi√ß√Ķes, o resultado final do game √© imprevis√≠vel at√© o final. √Č claro, mesmo com todos os nossos cuidadosos ajustes, se voc√™ ficar tirando apenas "1" no dado, voc√™ n√£o ter√° chances de ganhar.

Horita complementou a resposta esclarecendo uma polêmica questão a respeito da rolagem de dados durante as partidas de um game Mario Party. Segundo o produtor, apesar de muitos jogadores acreditarem no contrário, o resultado de cada rolagem é baseado completamente em sorte, assim como em um jogo de tabuleiro real - você alguma vez duvidou disso, leitor(a)? Veja o que Horita disse sobre o assunto a seguir.

Eu s√≥ quero acrescentar um ponto extra aqui. Eu geralmente ou√ßo ou leio d√ļvidas sobre a imparcialidade da rolagem de dados, que talvez sejam controlados de alguma forma pelo game. Eu asseguro a voc√™ que o resultado da rolagem dos dados √© 100% pura sorte. Tendo dito isso, mesmo quando voc√™ est√° sem muita sorte, voc√™ pode tirar vantagens dos minigames para sobreviver √† f√ļria de Bowser e continuar na corrida. H√° muitas maneiras de virar a situa√ß√£o, ent√£o eu te encorajo a n√£o desistir at√© o √ļltimo instante!

    • Coment√°rios

  • Facebook ()
  • Google (0)
  • Disqus ()

0 coment√°rios:

Postar um coment√°rio