Espero ver a Nintendo sempre investindo agressivamente em projetos inovadores e autorais, diz Shigeru Miyamoto

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Inovar. Esta é uma palavra que parece ter sido excluída do vocabulário da maioria dos grandes criadores de game nos tempos atuais, que parecem dispostos a seguir obsessivamente determinadas tendências de mercado para garantir que seus games se saiam bem nas prateleiras físicas ou virtuais. Esse é um fato que certamente incomoda desenvolvedores que preferem criar experiências inéditas, deixando-os de certa forma insatisfeitos com o caminho que o mundo dos games tem trilhado. Este é o caso do mestre Shigeru Miyamoto, uma das figuras mais influentes e respeitadas do meio, que durante entrevista recente à revista britânica EDGE, criticou a mania que a indústria de games tem de priorizar um determinado modo de pensar e de agir, levando alguns criadores - incluindo ele mesmo - a apenas seguirem os desejos dos investidores e não arriscarem novas ideias; leia a declaração completa de Miyamoto sobre este assunto a seguir.

Eu não estou completamente satisfeito com as inspirações que eu e outras pessoas da indústria temos em geral. Eu sinto que a indústria tende a se focar em prioridades, ao invés da individualidade e singularidade de seus criadores. Quando as pessoas que gerenciam os custos de desenvolvimento lideram a produção de um game, os criadores tendem a fazer games que já são populares no mercado. Mesmo quando há oportunidades para desenvolvedores jovens fazerem algo livremente, eles tendem a fazer propostas similares. Não posso deixar de sentir que a indústria ainda tem um longo caminho a percorrer. Eu espero que a Nintendo seja sempre a companhia que investe agressivamente em algo novo - algo nascido das características individuais de cada criador.

Você concorda com a declaração de Miyamoto, leitor(a)? Também acha que o cenário atual do mundo dos games tende a priorizar apenas fórmulas repetidas, pelo fato de serem mais populares e rentáveis, e que há ainda um longo caminho a ser trilhado para que a indústria realmente evolua? Comente.

    • Comentários

  • Facebook ()
  • Google (1)

1 comentários:

Francisco Almeida disse...

Eu gosto da Nintendo porque ela é a única empresa que tenta trazer inovações ao mercado priorizando a diversão de cada jogador.

Postar um comentário