Miyamoto quis excluir o "sinal de paz" como pose de vitória de Mario por considerá-lo infantil demais

Uma das marcas registradas do encanador bigodudo Mario - ao menos em seus games lançados para NES, Super NES e Nintendo 64 - é a sua pose de vitória, onde ele levanta o dedo indicador e o médio, fazendo um "V", símbolo que também é considerado como "sinal de paz". No entanto, isso não foi ideia de seu criador, o célebre designer Shigeru Miyamoto. Em entrevista concedida ao desenvolvedor Shigesato Itoi em 1999, Miyamoto revela que essa famosa pose de vitória do mascote da Nintendo foi ideia de Takeshi Tezuka, produtor da Nintendo que sempre esteve envolvido com os principais games da série Mario. Miyamoto conta que não gostava desse "sinal de paz", e uma das razões para isso é que considerava o gesto infantil demais; leia a declaração dele sobre este assunto a seguir.

Sobre banir esse "sinal de paz", isso é algo que venho dizendo por um longo tempo. (Risos) Nosso Tezuka-san, ele gosta tanto disso que queria colocar nos jogos desde o início, mas nos games que se seguiram a associação ficou muito forte - ao ponto de você pensar em Mario e dizer, 'Ele é o cara que faz o sinal de paz como pose de vitória'. Então estou dizendo isso agora, vamos nos livrar disso enquanto é tempo. Bem, parte do problema é que a Nintendo geralmente é taxada como "infantil". Mas ainda que isso seja uma promessa que eu pretenda manter junto a nossa audiência, eu não penso que o fato de Mario fazer o sinal de paz queira dizer que ele vá atrair apenas crianças.

Embora nos games mais recentes o "sinal de paz" não seja mais uma marca tão fortemente associada ao Mario como nas décadas de 80 e 90, você acredita que as preocupações de Miyamoto eram justificadas, leitor(a)? O que pensa sobre este assunto? Comente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem