Curioso projeto que transformava Game Boy Advance em smartphone foi apresentado a Nintendo em 2004

Com o mercado dos dispositivos móveis em plena ascensão, a Nintendo deve anunciar uma nova estratégia da Nintendo utilizando a popularidade desdes dispositivos para melhorar a relação game-jogador em breve. No entanto, Chris DeSalvo, ex-funcionário de uma companhia de tecnologia norte-americana chamada Danger,Inc, revelou em matéria publicada no site Medium que a Nintendo poderia ter lançado seu próprio smartphone, com o nome provisório de "G1", em 2004, muito tempo antes do lançamento do iPhone, da Apple.

Na época, a companhia Danger criou um projeto bem interessante ao fundir um chipset de Game Boy Advance à placa-mãe de um dispositivo móvel T-Mobile Sidekick (também conhecido como "hip top"). Utilizando de seu conhecimento em engenharia eletrônica, eles conseguiram produzir um aparelho capaz de rodar ROMS de Game Boy Advance, e também fazer e receber ligações telefônicas; havia até mesmo uma "app store", onde era possível comprar versões digitais de títulos para Game Boy Advance (semelhante ao que é feito na eShop do 3DS hoje em dia). Ao mostrar este inovador projeto para a Nintendo, a Danger,Inc. não teve uma resposta muito animadora, embora a gigante japonesa tenha ficado impressionada com o projeto.

Os executivos da Nintendo ficaram impressionados. Eles absolutamente amaram o projeto. Infelizmente, a licença da Nintendo para todos os games de seu catálogo não incluía os direitos para distribuição eletrônica. Somando a isso a necessidade de tirar novas screenshots, e escrever um novo catálogo de cópias no formato eletrônico, determinar preços, etc., significava que não havia nenhuma maneira de termos um catálogo de títulos grande o suficiente para o Natal daquele ano. O projeto todo fracassou e morreu, mas era legal demais.

Sem dúvida, teria sido uma jogada ousada lançar um aparelho como o "G1", ou "Game Boy Advance Phone", em 2004, quando o conceito ainda era algo realmente novo. Infelizmente o projeto não seguiu adiante, mas você acredita que a Nintendo teria feito sucesso nesta área caso tivesse lançado este "smartphone" em parceria com a Danger,Inc., leitor(a)? Comente.

1 Comentários

  1. Que burra foi a Nintendo de não querer dar continuidade ao projeto, concerteza seria um sucesso.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem