Sakurai revela que Bowser está mais poderoso que nunca nos novos Super Smash Bros. (Wii U/3DS)

Balanceamento é sempre uma questão delicada no mundo dos games, principalmente quando falamos de um título do gênero luta. No caso da série Super Smash Bros., mexer nessa área talvez seja ainda mais problemático, visto que o elenco de lutadores é composto por grandes estrelas do mundo Nintendo, cada um deles com fãs bastante passionais. Em sua coluna na revista japonesa Famitsu, Masahiro Sakurai, produtor dos novos games Super Smash Bros. para Wii U e 3DS, revelou, por exemplo, que o personagem Bowser deve voltar mais forte do que nunca; seus Smash Attacks, seus ataques especiais e seus ataques aéreos podem mandar o oponente instantaneamente para os ares.

No momento, Bowser é muito forte. Ele é realmente forte. Fãs de Smash Bros. provavelmente nunca viram ele como um personagem muito forte, mas desta vez, sua habilidade de derrubar os adversários está bem forte.

É claro que ataques muito poderosos precisam ser bem balanceados para que um personagem não pareça poderoso demais, mas Sakurai acredita que eliminar todas as vantagens e desvantagens de um ataque poderoso, torna o desafio de um jogo medíocre. Por isso, são necessários alguns ajustes estratégicos.

Ao invés de enfraquecer diretamente as partes vantajosas de um ataque, nos empenhamos em mantê-lo forte, enquanto adicionamos outras fraquezas a ele. Como dar aos ataques aberturas puníveis, ou enfraquecer a mobilidade do personagem ou sua velocidade de recuperação. Estamos fazendo ajustes consideráveis nos personagens, mesmo em partes que pareçam completamente irrelevantes.

Outro ponto discutido por Sakurai foi a respeito do diferente desempenho de determinados ataques em partidas livres para 4 jogadores e em disputas mano a mano, já que são situações completamente diferentes. Um exemplo é o golpe Falcon Punch, do personagem Captain Falcon, que é útil em uma partida entre quatro jogadores, mas pode não acertar nenhuma vez o oponente em partidas de 1 contra 1. Nestes casos, infelizmente não há muito que possa ser feito pelos desenvolvedores.

O balanceamento de Super Smash Bros. Brawl começou seis anos antes do seu lançamento, e ele provavelmente foi sendo trabalhado ainda mais durante seu tempo de desenvolvimento, e nunca foi reformado mesmo com as atualizações que se seguiram. Estamos em um estágio em que queremos lançar o novo título o mais breve possível, e oferecer algo mais divertido que nunca.

Você acredita que, no caso dos games Super Smash Bros., o bom balanceamento dos ataques e de seus efeitos é algo imprescindível, leitor(a)? Comente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem