Produtores falam sobre a divertida mistura entre os estilos moderno e retrô de Super Mario 3D World

Um dos motivos pelo qual os fãs estão esperando tão ansiosamente por Super Mario 3D World é a indiscutível credibilidade do estúdio Nintendo EAD Tokyo, a desenvolvedora do novo game de plataforma 3D da série Mario para Wii U. Responsável por pérolas como Super Mario Galaxy (Wii) e Super Mario 3D Land (3DS), este grupo de desenvolvedores já provou que sabe como criar verdadeiras obras de arte virtuais, que fascinam tanto pelo seu deslumbrante aspecto visual quanto por sua jogabilidade sempre excepcional e criativa. Em entrevista ao site IGN, o produtores Shigeru Miyamoto e Yoshiaki Koizumi, assim como o co-diretor de Super Mario 3D World, Kenta Mokomura, falaram sobre a interessante mistura de estilos - moderno e retrô - que foi pensada para deixar a experiência de jogo sempre divertida para fãs novos e antigos do Mario. Leia primeiramente a declaração de Shigeru Miyamoto em que o mestre fala por que o título do game faz bastante sentido para ele.

Aconteceu em sequência a Super Mario 3D Land, onde tentamos combinar elementos destas duas séries, a de rolagem lateral e 3D, incorporando a acessibilidade de uma e a liberdade de movimento e exploração de outra. A inclusão do '3D' aqui, claro, significa que ainda é um mundo 3D, não aquela visão estereoscópica do 3DS, que acredito ser um tanto divertida para as pessoas quando se acostumam a ela. Na verdade, representa a coleta de ideias destas duas séries alçadas a um novo nível.

Estamos tentando pegar elementos do Mario 2D - que é fácil de jogar, onde você entende qual o seu objetivo, e há uma certa simplicidade - assim como de outras séries, onde você corre livremente em 3D e tem todas aquelas ações diferentes e divertidas. Estamos tentando combinar estes dois estilos em um único jogo.


Yoshiaki Koizumi discorre então sobre as diversas habilidades do Cat Mario e de como elas podem auxiliar o jogador a descobrir segredos das fases.

Você deve ter percebido isso pela nossa aparição na E3 com as garras e orelhas, mas o que estamos tentando focar mais para as pessoas é o elemento do Cat Mario, que você pode controlar no game. A razão pela qual decidimos incorporar a transformação de gato não foi só porque é graciosa - ainda que isso não seja algo ruim - mas sim porque quando você tenta desenhar um game que é uma combinação de elementos 2D e 3D você está procurando por algo que seja fácil de todos jogarem, e que ao mesmo tempo tenha um alto grau de liberdade. Sentimos que Cat Mario foi especialmente bem projetado para alcançar estes dois objetivos simultaneamente.

Como vocês já devem ter reparado, é possível escalar muros como Cat Mario, mas você pode também executar aquele ataque diagonal em pleno ar. Há diversas ações acrobáticas que o Cat Mario pode realizar. Você pode perseguir inimigos e deslizar neles. Isso quer dizer que em um mesmo estágio, você pode escolher todos os tipos de diferentes rotas e encontrar novos atalhos e ter diferentes meios de atravessá-lo. Esse tipo de variedade é algo realmente bom para jogadores experientes, pessoas que estão procurando por um novo desafio.


Kenta Mokomura ressaltou a longevidade do game, destacando as diferentes experiências que se pode ter nos estágios com cada um dos quatro personagens selecionáveis. A relação de Super Mario 3D World com games anteriores da série Mario e detalhes curiosos sobre o processo de desenvolvimento também foram abordados pelo co-diretor, como você pode conferir na declaração abaixo.

Você pode escolher o personagem que mais combina com suas preferências ou estilo de jogo, ou o layout do curso que você está prestes a jogar. Cat Mario aparece logo no início do game, então esperamos que funcione como algo que vai atrair as pessoas para a experiência. Outro modo de pensar sobre isso é que ele tem muita longevidade, quando um estágio pode oferecer quatro experiências diferentes se você escolher jogar como cada um dos personagens selecionáveis.

Eu acredito que o Sr. Koizumi e o Sr. Miyamoto discutiram um bocado sobre o que este game teria em comum com Super Mario Galaxy 2 e outros games que o inspiraram. Além de todos esses elementos interligados, eu acredito que você possa sentir esse universo em comum entre todos eles, com um par de novas ideias, como os Clear Pipes e o Cat Mario.

E quando estávamos pensando em como criar uma experiência de jogo divertida, tivemos várias ideias diferentes. Por exemplo, acabamos perguntando aos membros do nosso time, que lugar os rapazes frequentavam em encontros? Que tipo de coisas faziam só pela diversão? Queríamos alguns exemplos de implicações do mundo real para saber como capturar a mesma emoção, a mesma experiência de diversão, em um game como esse.

Concluindo a entrevista, Shigeru Miyamoto fez uma espécie de convite aos fãs de Mario, sejam eles recentes ou de longa data, para conhecer toda a magia e encanto de Super Mario 3D World. O criador de Mario lembrou que alguns power-ups antigos e adorados estarão de volta no game, como a Super Leaf, a Invincibility Leaf e a Boomerang Flower. Os jogadores encontrarão também muitos novos elementos, sendo que alguns deles são exclusivos de determinados estágios, garantindo assim mais surpresas e variedade.

Por fim, há ainda o modo multiplayer cooperativo (ou competitivo) para até quatro jogadores, que promete fortalecer ou mesmo destruir amizades, mas que sem dúvida é um dos pontos altos do game. Super Mario 3D World será lançado no dia 22 de novembro deste ano, e por todas as informações que foram divulgadas até o momento (consulte nossa tag "3D") parece que temos um forte candidato ao posto de melhor game de plataforma 3D do Mario de todos os tempos. O que você achou das declarações dos desenvolvedores, leitor(a)? Mudou de alguma forma sua opinião sobre o game? Comente.

Via IGN

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem