Você já derrotou um Shy Ranger? Conheça um dos desafios mais difíceis da história de Super Mario

Devido à trajetória de uma vida tendo contato recorrente com a arte do entretenimento interativo, é possível se vangloriar de muitas conquistas acumuladas nos jogos. O desbloqueio das 96 saídas de Super Mario World, a coleção das 151 Power Stars de Super Mario 64 DS, o completamento do modo Time Trial secreto de Mario's Picross... feitos complexos que exigiram o máximo de nossos sentidos de concentração, dedicação, análises teóricas, práticas e constantes estímulos de tomadas de ações decisivas para o progresso de cada novo desafio. Quem diria, porém, que uma das conquistas mais difíceis de um jogador de Mario não proveria do bárbaro rei dos Koopas, e sim, de um sujeito franzino, mascarado e extremamente tímido: o Shy Ranger encontrado em Pipe Vault, em Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars.

Como se os membros de sua espécie já não estivessem suficientemente envoltos em um plano de mistério e uma possível fobia social, esta subespécie de Shy Guy ainda traja uma camuflagem e foge para entrincheirar-se longe dos olhos de estranhos na primeira chance que tiver. O desafio: conseguir derrotar um deles em Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars — ou, acredite, sequer ter a chance de acertá-lo.

Pra quê a pressa?

Todos os Shy Rangers possuem uma estatística altíssima de SPD (Speed), e após engajarem numa batalha contra Mario e seu partido (geralmente acompanhados de Plantas Piranha), imediatamente abandonarão a arena. O entrave: ninguém do grupo de heróis é capaz de rivalizar a velocidade de um Shy Ranger (o que tornaria possível flanquear o fujão antes de sua evasiva), muito embora Geno, e apenas Geno, teria uma chance de fazê-lo. O guerreiro das estrelas, também conhecido por um inarticulável ♡♪!?, possui a taxa natural de SPD mais alta entre seus colegas, mas ainda não é o bastante: apenas um item de ampliação de velocidade — como Feather, a pena obtida em Nimbus Land — poderia torná-lo mais rápido que um Shy Ranger.

O segundo obstáculo: dentro das condições supracitadas, Geno terá apenas uma chance de nocautear o Shy Ranger antes que ele fuja, e a maioria dos ataques disponíveis não são potentes o bastante para drenar os 300 pontos de saúde (HP) de um destes pequeninos. Deve-se notar que, embora tenha uma quantidade maciça de 80 pontos de defesa, Shy Ranger conta com apenas 10 pontos de defesa especial (Magic Defense), tornando-o especialmente vulnerável a ataques de escala mágica. De tal forma, golpes como Geno Flash terão uma chance maior de derrubá-lo.

Com 300 de HP, 100 de ataque, 80 de defesa, 4 de Magic Attack, 10 de Magic Defense e uma taxa de SPD nas alturas, Shy Ranger oferece um desafio muito além do costumeiro num game de RPG do encanador bigodudo. Apesar de ter um valor de recompensa exato — 1 moeda por Item Dropped e 60 pontos de experiência —, a vitória sobre uma destas enigmáticas criaturas é de um efeito imprescindível.

Hey, paisano! Fique por dentro dos fatos e segredos mais bigodudos da série Mario através da hashtag #CuriosidadesMario nas redes sociais do Reino do Cogumelo.
Let's-a keep-a going!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem