Diretor de Super Mario 3D World fala sobre o processo de criação dos estágios do game

Qual o segredo do sucesso dos games de plataforma Mario? Esta é uma questão que certamente não pode ser respondida de forma simples, afinal se trata de um conjunto de elementos que são organizados de modo a oferecer diversão e surpresa aos jogadores a cada nova moeda coletada, a cada novo salto realizado. Porém é seguro afirmar que um dos maiores segredos do sucesso destes games é seu desenho de estágios, que a cada nova edição de um título Super Mario consegue desafiar nossas habilidades e percepções de maneiras inéditas. Recentemente tivemos os dois games Super Mario Galaxy, lançados para Wii, que usaram e abusaram de novas ideias, oferecendo sempre experiências frescas e gratificantes aos jogadores, fossem eles novos ou antigos fãs de Mario.

Anotações na parede

Como nascem estes estágios dos games de plataforma estrelados da série Super Mario? Em entrevista ao site Polygon em que falou sobre Super Mario 3D World, o diretor do game, Koichi Hayashida, revelou que tudo se inicia com notas penduradas na parede; leia sua declaração sobre o assunto a seguir.

A primeira coisa que decidimos é o conceito para um estágio que nos dê uma noção de como será a experiência do jogador ao jogá-lo. É algo que discutimos juntos - pegamos um monte de papéis de anotações, colocamos centenas deles na parede e olhamos e discutimos eles. E de cada cem ideias dessas anotações, acabamos usando apenas uma ou duas. Algumas ideias são completamente insanas.

Mas uma vez que tenhamos decidido por um conceito, criamos o estágio, então jogamos ele, então refinamos ele. E esse processo se repete muitas vezes até sentirmos que estamos polindo a jogabilidade de uma forma bastante afinada. Chegando nesta etapa, sabemos que está quase pronto.

Jogabilidade livre

Criar estágios de plataforma 3D certamente é um desafio e tanto, afinal é preciso oferecer liberdade aos jogadores, mas não a ponto de desorientá-los. Tendo desenvolvido games como Super Mario Sunshine e Super Mario Galaxy 2, a equipe da Nintendo EAD Tokyo está mais do que preparada para os desafios do multiplayer 3D de Super Mario 3D World, segundo Hayashida; leiam a declaração do desenvolvedor a seguir.

A primeira perspectiva que pensamos ao desenhar um estágio é, 'será divertido atravessar esta fase com o Mario?'. Neste game [Super Mario 3D World], tivemos alguns desafios interessantes em relação ao level design; ter a certeza de que as pessoas não irão onde não queremos que elas vão.

Trabalhamos em games como Super Mario Sunshine, onde você pode flutuar com o F.L.U.D.D. em diversas áreas interessantes, ou mesmo em Super Mario Galaxy 2, onde o Cloud Mario tinha uma área de alcance maior do que aquela que tínhamos planejado. Então adquirimos muita experiência em pensar sobre a criatividade dos jogadores para alcançar as partes interessantes dos estágios. Acredito que estamos fazendo tudo certo desta vez.

Inspiração de Super Mario Galaxy

Sempre em busca de novas ideias para manter o interesse dos jogadores na jornada heróica de Super Mario 3D World, Hayashida diz que o estilo de desenvolvimento deste game é semelhante ao que foi utilizado em Super Mario Galaxy. Com uma grande equipe de desenvolvedores, novas ideias de jogabilidade surgem com frequência, mas sempre é preciso considerar em que tipo de estágio ela pode ser aplicada, e de que modo. Parece que variedade e boas surpresas não vão faltar no novo Super Mario para Wii U.

Nostalgia

Ao criar um novo game de plataforma da série Mario, é certo que muitos dos desenvolvedores são fãs dos títulos antigos, como a trilogia Super Mario Bros. do NES e Super Mario World do Super NES, por exemplo. Hayashida diz que muitos deles insistem para que elementos retrô sejam adicionados nos novos títulos da série, para alegria dos fãs mais antigos, que certamente apreciam encontrar estes elementos nostálgicos nos games Mario atuais.

Geralmente, nos encontramos em situações onde novos elementos de jogabilidade que criamos combinam com antigas expressões dos games Mario. E se for o tipo de coisa que parece se encaixar, e queremos seguir adiante com esta ideia de jogabilidade, e o tipo de inimigo ou terreno parece combinar com um título antigo do Mario, ficaremos felizes de adicioná-lo nesta situação.

Muitas vezes, isso acontece porque muitos membros de nossa equipe são grandes fãs da série Mario, e são sempre eles que insistem na inclusão destes elementos retrô. Em certos momentos precisamos ter certeza de que eles estão pensando primeira e principalmente na jogabilidade, já que eles são grandes fãs desses elementos nostálgicos. É um problema relativamente novo.

Por exemplo, durante Super Mario Galaxy, não estávamos tão preocupados em seguir determinado formato. A prioridade era pensar primeiro na jogabilidade - fazer algo novo e divertido - não necessariamente focar em nostalgia. Geralmente, são muitos desses desenvolvedores que contratamos que trazem estas ideias que gostariam de ver dos games Mario antigos.

Talvez o maior segredo do sucesso dos games Mario seja mesmo sua jogabilidade, sempre muito refinada e bastante variada. Mas isso não seria possível sem o talento indiscutível de seus desenvolvedores, ao unir inovação e nostalgia na medida certa para agradar todos os fãs do mascote da Nintendo. No caso dos games de plataforma 3D do Mario, que possuem uma jogabilidade mais livre e aberta, é preciso um planejamento ainda mais detalhado para que os jogadores possam se divertir sem ficarem desorientados ou confusos. A Nintendo EAD Tokyo já provou que sabe fazer games de plataforma espetaculares da franquia Mario, sejam eles em 2D ou 3D, e não deve ser diferente com o novo game a ser lançado em 22 de novembro para Wii U. Que venha Super Mario 3D World!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem