Game de plataforma 3D estrelado por Yoshi quase foi lançado para Nintendo 64, diz fundador da Argonaut

Jez San, fundador da extinta desenvolvedora Argonaut, revelou alguns fatos curiosos em entrevista ao site Eurogamer onde o assunto principal era o título Star Fox, lançado para Super Nintendo em 1993, que contou com a assistência de programação do estúdio britânico. A Argonaut também se envolveu com a criação do chip Super FX, responsável por games com gráficos tridimensionais no console de 16-bits da Nintendo. Em certo ponto da conversa, San falou sobre um game de plataforma 3D estrelado por Yoshi que eles começaram a produzir para o Nintendo 64, antes do console ser lançado. No entanto, o contrato que eles tinham firmado com a Nintendo não permitia que eles desenvolvessem games como esse, ainda mais com um personagem de propriedade da companhia japonesa, o que acabou causando o fim da parceria; leiam a declaração de San sobre este assunto a seguir.

O fim chegou quando nos lançamos a fazer um game de plataforma 3D, do tipo que nunca havia sido feito até então. Nós criamos um protótipo usando Yoshi. Este era essencialmente o primeiro jogo de plataforma 3D do mundo e obviamente era um grande risco - a Nintendo nunca havia deixado uma companhia de fora usar seus personagens antes, e não estava disposta a isso naquele momento. Foi então que o acordo caiu por terra. Mais tarde nós fizemos Croc: Legend of the Gobbos para o PlayStation, Saturn e PC, que se tornou o nosso maior jogo de todos em termos de vendas e royalties, desde que o IP era de nossa propriedade.

Croc: Legend of the Gobbos foi lançado para as plataformas mencionadas acima em 1997, e posteriormente adaptado para Game Boy Color. San diz que Super Mario 64 foi de certa forma inspirado pelo protótipo do game de plataforma 3D do Yoshi que a Argonaut estava desenvolvendo, e que acabou se transformando em Croc mais tarde. Segundo ele, até mesmo Shigeru Miyamoto reconheceu o fato em um encontro que tiveram; leia abaixo como isso aconteceu.

Miyamoto-san começou a fazer Super Mario 64, que se parecia com nosso game Yoshi - mas com o personagem Mario, é claro - e foi lançado com um ano de vantagem sobre Croc. Miyamoto-san veio até mim em um show algum tempo depois e pediu desculpas por não ter feito o game do Yoshi com a gente e nos agradeceu pela ideia de fazer um jogo de plataforma 3D. Ele disse também que nós receberíamos royalties suficientes do nosso acordo existente para compensar. Isso pareceu meio vazio para mim, porque eu sou da opinião que a Nintendo rompeu nosso acordo sem realizá-lo totalmente.

Sem dúvida são fatos muito curiosos dos bastidores da indústria dos games, principalmente por trazer à tona um game não lançado de Yoshi para Nintendo 64; além deste game ter se transformado em outra franquia lançada para plataformas concorrentes, inspirou Miyamoto a criar o revolucionário Super Mario 64. O que você achou dessas declarações feitas pelo fundador da extinta Argonaut, leitor(a)? Comente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem