Top 5: Teorias insanas (porém convincentes) sobre Mario

Pouco depois de um sujeito se deparar com alguns momentos nem tão ajuizados da série Mario — como os estranhos enlaces amorosos em Boom Boom Bar e as silhuetas macabras de Shiverburn Galaxy —, é justo começar a ponderar: até que ponto a franquia Mario é conciliada com o público infantil? Ao longo de seus 32 anos de existência, Mario tem carregado, longe do olhar de seus fãs e entusiastas, uma bagagem de mistérios tão abarrotada quanto Stuffwell de Mario & Luigi: Partners in Time. Compilamos aqui cinco teorias da conspiração, algumas novas e outras já conhecidas pelos leitores do Reino do Cogumelo, que podem deixá-lo acordado por algumas noites a fio...

5. Peach tem sangue de Toad

A benevolente princesa dos cogumelos, Peach Toadstool, é a monarca soberana de toda a terra. Mas seria a única? Embora seu pai tenha sido um membro proeminente de algumas histórias em quadrinhos da Valiant Comics no fim dos anos '80, nenhum outro registro a respeito da família real de Toadstool foi aberto pela Nintendo; a menos, é claro, a Toad anciã de Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars retratada como a avó de Peach. Não fica implícito se existe de fato um laço sanguíneo entre as duas personagens ou se Peach, de aparência evidentemente humana, fora simplesmente adotada em certo período da história (possivelmente ainda bebê, antecedendo os eventos de Yoshi's Island DS). O segundo caso não seria o bastante para lhe conferir a herança do trono. Novamente, no pouco em que aparece, seu pai era retratado como um ser humano... então, a qual ponto da história real houve a amálgama sanguínea entre humanos e cogumelos? O fato à mesa prova que ainda há muitas questões indefinidas no Marioverso; mas a chance de Peach ter sangue de Toad correndo nas veias é um fato.

4. O teatro de Super Mario Bros. 3

Considerado tanto pelos jogadores mais experientes quanto pelos maiores portais de games da indústria como um dos melhores títulos de todos os tempos, Super Mario Bros. 3 introduz o jogador a uma série de aventuras maiores do que a própria vida — talvez superior à todas que se pode obter no jogo. O grande desconforto é que tudo pode não passar de uma peça teatral. Se reparar atentamente, tudo conspira a favor da teoria de que Mario não passa de um ator e que nenhum dos personagens foi exposto a qualquer tipo de perigo real. As cortinas, as montanhas parafusadas ao cenário e as plataformas ligadas por mecanismos automáticos são apenas a cobertura de um grande bolo de ilusão. Para consolo, os mesmos elementos teátricos foram incluídos no desenho The Adventures of Super Mario Bros. 3 de forma narrativa. Ainda assim, você nunca mais verá a "grande jornada" do Mario com os mesmos olhos.

3. Daisy possui um terceiro olho

Apesar de ser uma esportista nata e ter alcançado o status de personagem recorrente em vários desportos do encanador bigodudo, a Princesa Daisy tem sido rodeada por obscuridade. Isso se deve ao fato de que a Nintendo, ao tentar simplificar a franquia ao senso de jogabilidade, acaba deixando vazar uma certa negligência sobre o desenvolvimento pessoal de seus personagens. Como se não bastasse a falta de uma explicação justa sobre o porquê da princesa das flores ter abandonado seu território de quatro reinos para morar no Reino do Cogumelo, o abismo de incompreensibilidade de Princesa Daisy estende-se até seu trophy em Super Smash Bros. Melee. Nas primeiras versões do game (em que o glitch não foi consertado), se a câmera for posicionada em zoom na parte de trás da cabeça de Daisy, nota-se que sob seu cabelo reside algo que claramente não deveria estar lá: um olho. Se não acredita, veja com seus próprios olhos; pode ter certeza de que a Daisy também o faz. O tempo... todo...

2. Conspirações em Sarasaland

Ruínas macróbias e águas tempestuosas ilustram a jornada portátil de um Mario em preto, branco e tons de cinza pelas nada paradisíacas terras de Sarasaland em Super Mario Land. Qualquer um que tomar o jogo em mãos terá certeza de que, apesar de ainda ambientado no Universo do Cogumelo, é baseado em localizações do Mundo Real. O que poucos sabem é que a maioria destas localizações têm planos de fundo conspiratórios, com influência de eventos extraterrestres. Birabuto remete à tese proposta por Eric Von Daniken de que a Grande Pirâmide teria propriedades numéricas avançadas demais para a civilização terrestre. Muda, inspirado no mistério do Triângulo das Bermudas, reflete as explicações sobrenaturais dos desaparecimentos de navios e aviões atribuídos a O.V.N.I.s — um conceito usado em Contatos Imediatos de Terceiro Grau, de Steven Spielberg. A conexão das Ilhas de Páscoa com alienígenas sustentada por algumas teorias deu origem a Easton Kingdom. Quanto à China, que inspirou a criação do reino de Chai, era conhecida antigamente como o reino celestial localizado entre o céu e a terra. Só faltava um reino baseado em Varginha, Minas Gerais!

1. Luigi está morto na mansão

Dentre todas as teorias e creepypastas "fora da casinha" que se pode encontrar por aí, destacamos um fato que, de tão perturbador, fez por merecer o primeiro lugar de nossa lista. A princípio, há vozes que digam que Luigi's Mansion original para GameCube foi originalmente desenvolvido num tom muito mais trevoso do que foi apresentado no produto final — uma amigável maratona de ectoplasmas no estilo Os Caça-Fantasmas — com base no ambiente sepulcral que a Nintendo é capaz de gerar para jogos como The Legend of Zelda: Majora's Mask e a informações dantescas de certos Pokémon. Fato é que, durante a cena do blecaute na mansão, o encanador verde faz uma ligação e, em resposta gráfica ao primeiro relâmpago, é possível ver a sombra de um Luigi suspenso do chão, como se tivesse sido enforcado. Muito embora tudo indique que a silhueta não passa de um posicionamento ruim de luz e sombra, alguns acreditam que Luigi's Mansion é impecável neste sentido — os mesmos capazes de visualizar uma corda em torno da sombra. A representação da imagem de um Luigi falecido nas sombras indicaria que Luigi's Mansion para GameCube se passa numa realidade alternativa, num futuro distante e/ou num plano pós-vida em que o protagonista ainda não se deu conta de que está morto. O Dr. Malcolm Crowe, Bruce Willis em O Sexto Sentido, manda lembranças!

Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

3 Comentários

  1. Por mim a Peach é de uma família que houve a miscigenação de Toad's com humanos muahahahaha XD

    e sei lá, vai que a Nintendo queria fazer algo diferente do normal nesse SMB 3 ? u.u

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem