"Karakuri" e "Ichimodajin" são alguns dos aspectos mais legais de Luigi's Mansion: Dark Moon, segundo seus criadores

Na recente entrevista que Satoru Iwata conduziu com os desenvolvedores de Luigi's Mansion: Dark Moon para a seção Iwata Asks, o presidente da Nintendo quis saber quais eram suas partes favoritas no jogo. Os entrevistados eram: Chad York, Brian Davis e Bryce Holliday, da Next Level Games, e também Shigeru Miyamoto e Yoshihito Ikebata, da Nintendo. Cada um deles deu uma resposta diferente à questão, e duas delas envolveram palavras japonesas bem interessantes: "Karakuri" e "Ichimodajin". Leiam abaixo o que cada um dos desenvolvedores teve a dizer sobre as partes que mais gostam em Luigi's Mansion: Dark Moon e descubra o significado destas palavras japonesas.

Chad York: A parte que eu mais gostei surgiu de um problema. Quando estávamos pensando sobre o que serviria de motivação no modo multiplayer para fazer o jogador se mover de uma sala para outra, nós decidimos usar o Polterpup.

Outra coisa que eu gostei tanto quanto o Polterpup é o que eu chamo de "Luigi-cantarolando". Isso é quando Luigi acompanha a música de fundo com a boca fechada.
Brian Davis: Nós fizemos Luigi's Mansion: Dark Moon de forma que mesmo as pessoas que não jogaram seu predecessor possam ter uma experiência de jogo completamente nova. Mas colocamos uma ideia na segunda metade do jogo que vai agradar muito os jogadores do primeiro game, e isso é o que eu gosto mais. Estou certo que isso vai trazer recordações para quem jogou Luigi's Mansion doze anos atrás.
Bryce Holliday: Minha parte favorita é que, mesmo sendo um jogo de caçar fantasmas, é bem humorado e tem um desenvolvimento dramático. Sendo alguém que produziu o jogo, quando eu joguei a versão final, eu apreciei as reações de Luigi e a expectativa pelos próximos truques - tipo como os fantasmas vão aparecer. No começo do desenvolvimento, nós aprendemos uma palavra japonesa chamada "karakuri" (mecanismo ou truque) de Miyamoto-san, e isso está em funcionamento durante o jogo todo.
Yoshihito Ikebata: Bryce-san falou sobre karakuri em japonês, mas eles também tiveram outra palavra-chave em japonês, que é "ichimodajin" (juntar todos de uma vez só).

Ichimodajin se refere a sugar um bando de fantasmas de uma vez só. Neste jogo, você pode sugar qualquer coisa com o Poltergust 5000. É legal sugar apenas um fantasma, mas melhor ainda é... [neste ponto Iwata completa a frase de Ikebata com a palavra: ichimodajin!]
Shigeru Miyamoto: Muitos fantasmas cercam Luigi. O jogo se torna difícil quando você está sugando um fantasma que está na sua frente mas um outro ataca de trás. Para evitar ataques, duas técnicas são fundamentais, considerando que este é um jogo de ação: Sugar fantasmas em grupo com "ichimodajin" e usar o botão B enquanto suga os fantasmas para evitar ataques.

É um pouco desafiador, mas se você lembrar dos controles, você gradualmente vai melhorar, e esta é a chave para concluir Luigi's Mansion: Dark Moon.

Esse recurso de "esquiva" com o botão B também foi ideia de Miyamoto. Uma dica dos desenvolvedores para usar o "ichimodajin" é esperar o momento em que os fantasmas estão próximos um do outro para ativar a luz estroboscópica da lanterna e atordoar todos de uma vez só, e aí então sugá-los com o Poltergust 5000. A importância destas duas palavras japonesas no desenvolvimento de Luigi's Mansion: Dark Moon serve para provar que, mesmo tendo sido produzido por uma empresa canadense, a sabedoria oriental da Nintendo também se fez bem presente neste game. Mais uma forte razão para os fãs desejarem o jogo, você não acha, leitor(a)?

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem