Wii U é um dos consoles com maior número de jogos em sua janela de lançamento

Uma das expressões mais usadas antes mesmo do Wii U ser lançado sem dúvida foi "janela de lançamento", proferidas principalmente pelo presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aime. Janela de lançamento é um termo que tem origem em lançamentos espaciais, e é o período de tempo em que um veículo espacial deve ser lançado para que possa realizar sua missão de forma satisfatória. No mundo dos games, esse período corresponde a aproximadamente quatro meses após o lançamento de um novo console, segundo o presidente da Nintendo, que afirma que a janela de lançamento do Wii U se estende do dia 18 de novembro de 2012 (data em que foi lançado na América do Norte) até março de 2013. Logo em seu lançamento nos Estados Unidos, 29 títulos estavam disponíveis para o console de oitava geração da Nintendo, sendo que 24 deles estavam disponíveis em versão física, no varejo, como New Super Mario Bros. U e Nintendo Land.

Desde então, cerca de treze games foram lançados para o Wii U, aumentando o número de jogos da janela de lançamento do console para 37 títulos de varejo. Segundo a lista de lançamentos do primeiro semestre de 2013 para Wii U e 3DS divulgada pela Nintendo nesta semana, Rayman Legends chega dia 26 de fevereiro e The Amazing Spider-Man no dia 5 de março, completando assim o período de quatro meses que corresponde à janela de lançamento do Wii U. Abaixo você confere um gráfico que mostra em que posição o Wii U se encontra no ranking dos consoles com maior número de jogos lançados em seus primeiro quatro meses de vida (somente jogos vendidos no varejo), de acordo com dados cedidos pela empresa NPD Group.


Como você deve ter notado, o Wii U é o terceiro console com maior número de jogos de varejo lançados em sua janela de lançamento, perdendo apenas para os 51 títulos lançados para o Xbox e o PlayStation 2 em período semelhante. Logo depois, temos o Wii, com uma impressionante biblioteca de 36 jogos em seus quatro primeiros meses. Satoru Iwata, presidente global da Nintendo, chegou a dizer em abril de 2012 que é preciso ter sempre títulos novos sendo lançados continuamente para os consoles, principalmente em seus primeiros meses de vida, para manter o interesse dos consumidores no sistema e garantir um bom desempenho em vendas. Ainda que não estejam saindo muitos games para o Wii U durante sua janela de lançamento, é inegável que o console foi lançado com um número satisfatório deles, garantindo a boa posição do console no ranking acima. Qual sua opinião a respeito, leitor(a)? A Nintendo está gerenciando com eficiência o lançamento de títulos da janela de lançamento do Wii U, ou não? Comente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem