Conheça os Whittles: coragem, companheirismo e madeiras de lei em Super Mario Galaxy 2

É difícil para um mariomaníaco não se sentir familiarizado com Toads, Lumas e Piantas. Qualquer personagem que ajuda o encanador bigodudo em suas perigosas jornadas tem o seu lugar marcado no universo — e em nossas memórias, com carinho e consideração. Mas lembrar dos golfinhos de Super Mario World é uma coisa; ter pleno conhecimento sobre os Whittles de Super Mario Galaxy 2, é outra. Impulsionados por um requisito de nosso leitor Rodrigo Ferreira dos Santos à nossa Central de Dúvidas, montamos um artigo para falar sobre os caras-de-pau mais intrépidos do universo.

Madeira de Lei

Por serem uma espécie consideravelmente nova — apresentada aos jogadores em 2010, quando o Reino do Cogumelo já tinha dois anos de existência — Whittles não são muito falados. São espíritos arborescentes que habitam inúmeras galáxias do Universo do Cogumelo (Mushroom Universe), principalmente Tall Trunk Galaxy.

Com silhuetas humanoides e cabeças de formato geométrico, são compostos inteiramente de madeira — exceto por uma pequena folha solitária que costuma brotar no topo de suas cabeças. Uma das características mais distintas dos Whittles, além de serem tocos de árvore ambulantes, é claro, é o fato de serem criaturas de poucas palavras. Eles fazem uso do mínimo de palavreados possível, o que às vezes acaba resultando em conjuntos verbais que não condizem com a organização ortográfica correta. Outra curiosidade é o fato dos Whittles possuírem conceitos teológicos, visto que consideram a grande árvore no centro de Tall Trunk como sagrada.

Coragem Entalhada
"Nosso povo. Corajoso."
Os Whittles são uma raça de extremo orgulho e coragem, promovendo atividades entre seu povo que comprovem sua bravura; uma das maiores provas, que inclusive foi imposta ao Mario para que confirmasse sua intrepidez, é o grande declive de Tall Trunk (um desafio melhor conhecido como a missão Tall Trunk's Big Slide de Super Mario Galaxy 2). No slide, que acontece ao som de uma versão remixada do Rainbow Ride de Super Mario 64, Mario deve desviar de obstáculos como Wigglers, Spinies e as estranhas e perigosas Spiky Plants para alcançar sua recompensa final: uma Power Star considerada pelos Whittles como um grande "símbolo de coragem".

Assim que este símbolo for obtido, um Whittle passará a habitar a Starship Mario e fará companhia aos heróis em sua conquista pelas estrelas.

Batendo os Tocos

Mario Party 9 foi o primeiro (a até agora único) game de spinoff a marcar o retorno dos Whittles. Eles estão presentes no minigame free-for-all Logger Heads, onde quatro desafiantes devem cortar o toco de uma árvore e tomar cuidado para não ativar nenhum Bob-omb durante seu bico de lenhador. Também é possível ver um Whittle te parabenizando no plano de fundo ao completar o modo de minigame Step it Up de Mario Party 9. Diferente de sua contraparte de Mario Party DS, esta versão do minigame é claramente baseada em Tall Trunk Galaxy.

"Whittle" é a palavra em inglês para entalhar ou esculpir algo a partir de uma porção de madeira. O nome da espécie em japonês, Mokku (モック), é derivado de moku (「木」), que significa "madeira". A raça também é conhecida na Itália como Ceppetto, derivado de ceppo (tronco de madeira). Em espanhol, são chamados de Tronquitos. Não é simpático?

Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem