Spiny Shells de Mario Kart: meros itens ou sinais de uma subespécie desconhecida no Mundo do Cogumelo?

Pergunta enviada pelo leitor André Tozzo à nossa Central de Dúvidas. Na enciclopédia supermariana, existem dois itens com o nome Spiny Shell: um vermelho, usado pelos típicos Spinies da série — pequenos Koopas manipulados por Lakitus para atuar de forma ofensiva —, e um azul, que é mais conhecido e temido pelos melhores jogadores de Mario Kart. Será que ambos são a mesma coisa? Se sim, será que existem Spinies azuis, e o pior, o que poderia ser facilmente batizado de "ParaSpiny", baseado nas versões aladas do casco azul?

A resposta é que, embora a descrição do casco azul não defina a qual espécie de Koopa ele pertence, é quase evidente que se tratam de versões diferentes de um só inimigo. Na versão de Super Mario Bros. 3 para Game Boy Advance e no fantástico New Super Mario Bros. Wii, os cascos espinhosos de cor escarlate são explicitamente pertencentes aos Spinies, e podem ser carregados quando o inimigo estiver impossibilitado de agir por esconder-se dentro dele. Já o casco azul... embora fosse conhecido no início da carreira de Mario Kart simplesmente como Blue Shell, os desenvolvedores acabaram tornando-o um objeto curioso no arsenal de itens do Mario — e um que levanta teorias sobre a existência de criaturas que ainda não foram apresentadas por completo aos jogadores.

Foi em Mario Kart: Double Dash!! para GameCube que o Spiny Shell azul sofreu mudanças significantes, ganhando um par de asas que o permitem voar ao longo da fase ao invés de trafegar na estrada em direção ao primeiro colocado; isso o tornou muito mais evasivo com relação a outros obstáculos encontrados no percorrer da pista. Será que, dessa forma, continuam pertencendo a Spinies que jamais foram totalmente vistos no Marioverso? Mario Hoops 3-on-3 ajuda a cimentar ainda mais dúvidas com relação a isso. No spin-off de basquete, a versão azul do Spiny Shell reaparece como um item, agora sob o nome Angel Shell. De que anjo será que estamos falando?

Infelizmente, não é uma dúvida que possa ser explicada com certeza, por falta de objetividade na propagação de informações oficiais. Mas uma coisa é certa: o casco alado e com espinhos deve pertencer a alguma criatura que, no mais, pode ser até mesmo categorizada como angelical — mas como não se pode saber, nos resta imaginar!

Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

10 Comentários

  1. Eu adoraria ver uma nova espécie de tartarugas no Marioverso!!!

    ResponderExcluir
  2. simples, os spiny shells devem vim de koopas anjos de cor azul e com um pouco de dna dos spinies fazendo ele ter espinhos! xD

    ResponderExcluir
  3. É que nem no Pokémon, cada criatura tem sua versão SHINY, com uma coloração diferente!

    A dos Spinies é da cor AZUL! kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Adiciona 3DS? Alexandre 1418-7668-6055

    ResponderExcluir
  5. Em Super Mario World não tem os Koopas Tropas azuis angelicais? Deve ser daí que eles vêm! Quando não tem asa, é o mesmo, mas é de um Koopa Tropa normal, não um "Para", creio eu.

    ResponderExcluir
  6. embora o casco tenha um formato "vestimenta", nunca foi visto em nenhum jogo do Mario algum koopa ou similar usando um... se bem q, em quase todos os games, as koopas "vestem" os cascos (melhores exemplos disso em Yoshi's Island, Paper Mario e Super Mario World), tanto q, elas podem vestir cascos de cores diferentes do seu original (e estranhamente, passam a se comportar como a koopa usuária do casco daquela cor! - uma vez fiz uma koopa verde entrar num casco azul no SMW, ai pisei nela e ela ficou "valentona"). somando tudo isso, acredito q a cor e o tipo do casco seja uma especie de hierarquia. no paper mario 2 vemos koopas de armadura. alem de bowser e os koopalings (e os spinies), ngm mais tem espinhos no casco. se o do Mario Kart não for de uma espécie, pode ser o sonho hierárquico das koopas - "Vou subir nos rankings, e vencer o Mario para ter direito a usar um Blue Spiny Shell!" mas, como o Jardim disse í no post, não podemos confirmar nada! ^^;

    ResponderExcluir
  7. O casco "blue spiny" e sua versão "paraspiny" não estão presentes nos jogo de plataforma porque um spiny voador é quase tão forte quanto o bowser!
    Mas se ele participar de algum jogo ele deve ter um comportamento parecido
    Com o blue koopa troopa do SMW!
    E provavelmente quando fosse atingido por uma fireball sairia do casco
    e o arremessaria contra o jogador

    ResponderExcluir
  8. É, se existise augom kopa vestido deste poderosso casco em um jogo de plataforma do Mario tinhamos mesmo que tomar cuidado, porque estás criaturas devem ser muito fortes que poderiam ser até chefe.

    ResponderExcluir
  9. É, que nem o Osmariobro ali disse, eu também gosto de pensar que haja uma hierarquia onde o casco azul com espinhos e asas é o rank mais alto.
    Pelo menos uma básica já tem - a clássica, os Koopas vermelhos são mais espertos que os verdes.

    Sobre o "Angel Shell", pode até ser oficial, mas tem dedo da Square Enix nesse jogo, eles gostam de fazer umas coisas diferentes mesmo, por menores que sejam.

    Imagine um Koopa com esse casco: imune às bolas de fogo, pode voar, usar ele pra se defender e ainda o poder inventado pro Mario Kart de explodir poderia ser simplesmente um mergulho poderoso, ou algo do tipo. Seria mesmo um inimigo muito forte pro Mario derrotar.

    A única falha nessa teoria é, se o Bowser tem esses cascos poderosos, por que não entrega eles logo de uma vez e usa contra o Mario?

    ResponderExcluir
  10. Não quero nem imaginar um spini que voa e não dá pra usar bola de fogo!

    Letinho,basta vc jogar Super Mario Bros X E VOCÊ VERÁ,NAS ÚLTIMAS FASES,KOOPAS PRETOS QUE SAEM DOS TANQUES VOANDO E LHE PERSEGUEM!Mas basta dar um simples pulo nelas.Mas é a versão mais recente.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem