[Top Secret] Idade oficial do Mario é revelada graças à versão japonesa de Super Smash Bros. Melee

Ainda que representado teatricamente por pessoas mais velhas como o Capitão Lou Albano e o eternamente arrependido Bob Hoskins, e embora seu primeiro nome tenha sido Ossan (que, em japonês, traduz para "homem de meia-idade"), Mario pode ser muito mais novo do que a maioria das pessoas pensam.

As primeiras evidências começaram com a primeira página da história em quadrinhos Mario Vs. Wario, traduzida e adaptada para a língua portuguesa pela equipe Reino do Cogumelo. No prólogo, Mario recebe uma carta saudosa de Wario, aqui representado como seu velho, infortunado e vingativo colega de infância. Ao ler a pequena epístola, o encanador tem flashbacks de quando parecia ter entre 2 e 6 anos de idade. Com a frase "Já faz quase 20 anos!" (imagem), é seguro dizer que a figura oficial do Super Mario como o conhecemos está na faixa de 26 anos de idade.

Enquanto os fãs ocidentais tinham de juntar os fatos e fazer cálculos sobre as poucas evidências oficiais da idade do Mario, os japoneses já têm ciência disso desde novembro de 2001, quando Super Smash Bros. Melee foi lançado para o Nintendo GameCube. Como descoberto em tempos modernos pelo Mario fansite TMK, a descrição do trophy do Mario no jogo oficializa sua idade como "em torno de 26 anos". Note que os japoneses sempre usam um rapaz jovem para assumir o papel de Mario nos comerciais de seus jogos — enquanto, na América, sempre tivemos homens gordos e peludos de meia-idade. Essa informação levou tempo demais para chegar ao Ocidente.

É importante notar que, no Marioverso, não são apenas os gorilas malucos que envelhecem: se puder se recordar, o início de New Super Mario Bros. Wii acontece com uma cerimônia de aniversário da Princesa Peach (embora ainda não haja indícios de sua idade). O evento também foi tema da segunda edição da HQ Mario Vs. Wario.

Se você estiver se perguntando se Luigi é realmente o irmão gêmeo do Mario, como descrito em vários tipos de mídia, a resposta é sim: como visto em Super Mario World 2: Yoshi's Island para Super Nintendo, os futuros heróis do Mundo do Cogumelo foram entregues ao mesmo tempo. Em algumas situações, porém, Luigi é considerado como o gêmeo caçula — ou seja, o que demorou mais para vir ao mundo. Logo, também deve ter seus 26 anos na narrativa.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

16 Comentários

  1. Se isso saiu no troféu de Melee, que foi lançado a 12 anos atrás, Mario tem 38 anos! Bem, parece até haha'

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Pra mim ele tinha uns 45 e olhe lá...

    ResponderExcluir
  5. Lembrem dos eventos do Mario Galaxy que acontecem a cada 100 anos.

    ResponderExcluir
  6. O que me deixa confusa é o fato de ter 2 Mario Galaxy, e que os dois ocorrem o Festival das Estrelas, se eles acontecem a cada 100 anos, bem na minha opinião Mario não tem uma linha cronologica ou eu lembro que antes do Mario Galaxy 2 lançar, o Jardim fez uma postagem dizendo que Mario Galaxy 1 não existia e por ultimo, se Mario tiver uma linha cronologica, seria igual a de Legend of Zelda que é separada por tres partes, cada uma paralela a outra, ou seja Mario Galaxy 1 vai em uma linha paralela a Mario Galaxy 2 assim como Twilight Princess( ou Majora's Mask) ocorre paralelamente a Wind Waker.

    ResponderExcluir
  7. Minha cabeça acabou de explodir. Eu já vi essa história em quadrinhos 3 vezes, e nunca percebi isso.

    "enquanto, na América, sempre tivemos homens gordos e peludos de meia-idade" - NUSS

    ResponderExcluir
  8. Ah Eduardo parabéns pela notícia, mas os links estão bugados, pelo menos pra mim sim.

    ResponderExcluir
  9. Putz! Sou mais velho que o Mario! Hahahaha!
    Nem imaginava isso, e como não joguei Super Smash Bros. Melee, nem sabia desses dados! Realmente a frase "年齢は26歳前後。" mostrada ali na imagem significa "Sua idade é de aproximadamente 26 anos." Caramba!

    @um postador
    Os únicos links que não funcionaram para mim foram os relacionados à história em quadrinhos. Caso queira vê-los, o correto é esse aqui. É que houve um pequeno erro no link do artigo aqui apresentado: a palavra "adventures" está com a inicial minúscula, quando o correto tem a inicial maiúscula ("Adventures").

    ResponderExcluir
  10. TMK, primeiro site de mario que visitei, mesmo sendo muito novo pra entender inglês eu usava google tradutor ahsauhsaushuhsuh
    um pouco depois fui conhecer a enciclopédia (mario wiki), aí é que fiquei mais aprendizado sobre a série mario ashuahsushusha
    foi lá onde eu sabia o nome de todos os inimigos, os primeiros que soube foram goomba e koopa troopa, mas que antes eu chamava de gomba e kopa tropa LOL XD

    ResponderExcluir
  11. Maneirástico!!!Eu quase acertei,pensando que o Mario tinha 25 anos =D

    ResponderExcluir
  12. Sério velho? Pensei q ele tinha 40 anos USAHUSHASHAUHSUAHSUAHSUAH'

    ResponderExcluir
  13. pensei que ele tinha uns 29 ou 30 anos O_O
    realmente,ele é jovem *_*

    ResponderExcluir
  14. Mario é jovem. O problema é que, como é gordo e bigodudo, ele parece ser mais velho do que realmente é.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem