Qual é o gênero dos Yoshis?

Será que existe um Yoshi fêmea? É uma questão levantada por uma coleção de fãs curiosos e trazida ao Reino do Cogumelo pelo leitor Joel Soares.
Até hoje, pouco se sabe sobre o gênero dos dinossaurinhos mais queridos dos games. E não é para menos: o Yoshi possui um design fofo que poderia pertencer tanto a um macho quanto a uma fêmea de sua espécie, mas estaríamos ocupados demais achando graça de seus pulinhos e grunhidos encantadores para refletir sobre isso. E o mais impressionante é que as maiores menções implicam que os Yoshis não têm gênero algum — e que sua reprodução é assexuada. Estes fatos são descritos no trophy de Yoshi na versão japonesa de Super Smash Bros. Melee.

Aparentemente, diferente do que acontece com as espécies de animais com as quais estamos acostumados, todos os Yoshis podem botar ovos independente de seu gênero sexual. Vale lembrar também que a maioria dos ovos não são de caráter reprodutivo, mas usados como armas de ofensa e defesa desde Super Mario World 2: Yoshi's Island. No minigame Chef de Game & Watch Gallery 2 e Game & Watch Gallery 3, o Yoshi principal da série Mario — o verde, clássico, que leva o nome de sua espécie — é responsável pelo ovo que deu nascimento a um Baby Yoshi.

No entanto, essa indefinição sobre o gênero dos Yoshis é ligeiramente solucionada em alguns jogos da série Paper Mario. Na primeira aventura de RPG para o Nintendo 64, há um Yoshi que se refere a outro como "filho" ("son"). Já em Paper Mario: The Thousand-Year Door, há um Yoshi que aparece ocasionalmente a bordo do Excess Express e sempre deixa extravazar seu ódio contra "viagens a trabalho", usando como justificativa o fato de que elas o mantém longe de sua "amada esposa". Para reforçar o fato de que os Yoshis podem ser tanto macho quanto fêmea, o primeiro Mario Party da história caracteriza um casal de Yoshis, especificamente um menino e uma menina, que torcem para que se reencontrem o quanto antes; mas apesar do que parece, nenhum dos dois demonstrou as qualidades de quem está envolvido num relacionamento amoroso.

Super Smash Bros. Brawl ajuda a especificar a diversidade sexual entre os Yoshis. Durante uma conversação de rádio em CODEC entre Solid Snake e Otacon, o Yoshi principal de World of Trophies é (fielmente) descrito como um macho capaz de botar ovos. Com as primeiras informações de biografia na versão japonesa de Super Smash Bros. Melee ao lado de todas as evidências de que a raça Yoshi também é constituída por fêmeas, em qual lado do choque de informações oficiais contradizentes devemos acreditar?

Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

8 Comentários

  1. ahn...nunca pensei nisso antes...

    ResponderExcluir
  2. Hum... Onde estão os machos? Todos os Yoshis botam ovos... E cadê o pai deles? -n

    ResponderExcluir
  3. Pra que tentar encontrar noções de realidade em seres que vivem no reino do cogumelo?..

    ResponderExcluir
  4. Creio que os Yoshis tem sexo, mas todos botam ovos e acordo com o momento e o alimento que lhe é dado! Por exemplo, em SMW, os Yoshis comem as frutas para soltar itens, seria mais ou menos assim, mas para se reproduzir, aí seria de outra forma!

    ResponderExcluir
  5. Yoshi é macho e pronto, os outros são tanto machos como fêmeas. Me gusta Yoshi!

    ResponderExcluir
  6. pra mim, sempre considerei pela cor isso, fêmeas seriam amarelas, algumas verdes, brancas e principalmente rosas. xD

    ResponderExcluir
  7. Muito fácil os Yoshis vermelho,amarelo,rosa e branco são femeas por sua voz ser mais fina do que a dos outros Yoshis.Pronto esclarecido.^^

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem