Yuji Naka, criador de Sonic, comenta a rivalidade com Mario nos anos '90 — e torce para que retorne no futuro

Em entrevista à equipe internacional do GamesIndustry, Yuji Naka, uma das maiores lendas do desenvolvimento de games, mundialmente famoso pela programação original de Sonic the Hedgehog e por ser um dos únicos game designers a discursar com inglês fluente, deu um novo ponto de vista à antiga rivalidade entre Mario e Sonic — símbolos de uma guerra dos consoles da qual jamais nos esqueceremos. Mesmo tendo abandonado o ouriço azul em 2006 ao anunciar sua saída da Sonic Team em prol de sua nova empreitada na companhia independente Prope — responsável por Ivy the Kiwi?, Let's Tap e Let's Catch —, Naka ainda é completamente qualificado para abordar o tema.
"Pensar na rivalidade entre Mario e Sonic naqueles tempos me traz profundas memórias. Tudo era baseado em cada um deles correndo em hardware diferente e em sobre qual deles era o melhor, o que se tornou uma grande rivalidade. Eu gostaria que Sonic e Mario pudessem manter essa mesma relação de rivalidade num futuro próximo."
Ao declarar que sente falta daquele velho espírito de competição entre a Nintendo e a Sega, o criador do raio azul (que vai de norte a sul) também lamenta o fato de que retomar seu trabalho na franquia Sonic the Hedgehog não está em seus planos atuais; mas, ao mesmo tempo, abre as portas para uma possibilidade de continuar contribuindo com sua criação no futuro.

Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

14 Comentários

  1. Então foi esse o motivo, o motivo da caída do Sonic! Sério, rivalidade sempre é bom, mas saudável, sem essa de cópia e essas coisas, uma rivalidade saudável é o ponto chave da evolução, só não quando leva pro lado pessoal, ou, até mesmo, na cópia desmerecida e repugnante!

    ResponderExcluir
  2. Se isso realmente voltar isso sera a 2º guerra virtual(vocês intenderam) \o/

    ResponderExcluir
  3. @Matheus avá. '-'
    e é verdade tbm que sempre um cai e outro sobe vitorioso '-'

    ResponderExcluir
  4. sou totalmente contra a rivalidade,....e é isso. a epoca da console war (o assunto em especifico) foi uma droga.... espero nunca ter q discutir novamente Mario vs. Sonic..... são otimos (Sonic, apenas antigamente) em suas qualidades especificas, e basta. u_u. Yuji anda chapadão....até problemas contra os Autistas ele tem,....a unica coisa boa das recentes entrevistas dele foi o fato de ownar o Iizuka -qqq

    ResponderExcluir
  5. @joaocwtheguy07, a rivalidade entre as franquias apenas melhorou ambas naquele tempo, uma tentando superar as qualidades da outra e consertar seus defeitos com eficiência para conquistar o mercado consumidor da concorrência.
    Sem concorrência, o mercado de jogos se torna cada vez pior, uma vez que sem diversidade teriamos de escolher jogos de uma plataforma apenas (a única existente em um universo sem rivalidade entre as empresas), que não necessitaria de grandes saltos de qualidade entre títulos, séries e gerações já que ou jogaríamos aquilo ou não jogaríamos videogames de uma forma geral.
    A "console war" gerou games que até hoje não foram superados por os atuais, como "Sonic 3 & Knuckles" e "Super Mario World", se a considera de fato uma droga, és um péssimo gamer, ela além de ter criado títulos únicos e fantásticos, contribuiu para a tentativa de evolução "diferenciada" que os games sofreram (Ex: A Sega tentando utilizar CDs no Sega CD ou evoluindo graficamente com o 32X e a Nintendo tentando criar concorrência em parceria com a Sony, o que em breve criaria o PSX e colocaria a Sony no mercado de games)

    ResponderExcluir
  6. Ná minha opinião, Sonic pode se enovar mesmo sendo amigo de Mario, nas atualidades, não vemos muitos jogos de Sonic que fazem muito secesso, ou que chamam atenção, diferente de antigamente. Isso tudo pode mudar, mesmo com eles sendo amigos.

    ResponderExcluir
  7. @Nerd , não discordo de nada disso, rapaz..... sei que a tal DROGA da console war gerou grandes titulos....mas torna as pessoas insuportaveis... e é isso,... os games foram otimos, mas não bastava gostar de um, tinha que criticar o outro, e é disso que eu não gosto. EU sempre joguei SNES e Genesis, Mario & Sonic, e desde a primeira jogatina desejava crossover com eles....e claro paz entre os gamers, e graças a aparente trégua que temos hoje,...esta muito mais suave a convivência ...apesar de ter um ou outro classicista hardcore... Enfim, marketing é uma coisa, mas comerciais na TV com analogias aos concorrentes, gente brigando por causa de jogo, gosto pessoal posto acima de qualidade técnica, isso é inaceitavel...e torna as pessoas ruins, é disso que não gosto!

    e não, não sou um pessimo gamer (assim como acho que você tambem não é), mas sou passivista acima de tudo....e tudo que gere "War" (seja até mesmo uma Console War), sou contra!

    ResponderExcluir
  8. Sonic Generations e Sonic 4 Ep2 são ótimos jogos também

    ResponderExcluir
  9. Se tiver a segunda guerra virtual,estarei dos dois lados.Mas,não é mais possível;a SEGA não faz mais consoles!@joaocwtheguy7; sinto muito mais a era 16 bits foi a melhor era gamística de todas,com os melhores videogames:SNES e MD!Não tive um SNES,mas quando ganhei meu PS2 um jogo (pirata,mas eu não sabia que pirataria = crime) que vinha cheio de jogos do SNES!Até hoje lembro da minha diversão com SMW...e também tenho o Sonic Mega Collection Plus e os jogos também são muito bons!E,não seja um hater do Sonic; o Sonic Generations (versão HD),Sonic Colors,Sonic Unleashed (HD,e nos níveis diurnos),Sonic Rushes,S&SASR,e os outros jogos que vieram depois do Sonic 2006 também são muito bons!

    ResponderExcluir
  10. não sou hater, sou realista....desde o Adventure desandou tudo, eu sou um fã de Sonic beeeem antigo, alias, conheci Sonic bem antes do Mario, mas desde a "evolução" ao 3D do Sonic, os games tem saído cada vez mais ruins (Generations foi "bom"...e porque? porque vive de passado, as coisas boas do passado estão lá,..Colors foi meia boca, mas ainda ta longe do ideal, ....e o resto,...hmm, sorry, ....não é questão de gosto pessoal mas sim uns fatos que eu um certo milhar de pessoas constatamos a olho nu... rs, mas pra não ser hater totalmente ao seus olhos, o S&SASR é otimo, só não gosto por opinião mesmo, mas em questão técnica geral, é mto bom.....mas enfim)

    ResponderExcluir
  11. @joaocwtheguy07, ah sim, fanboys sempre foram horríveis, achei que estava criticando a concorrêcia entre as empresas. Erro meu, desculpe-me :)

    ResponderExcluir
  12. Sou outro fã que conheceu Mario depois de Sonic (comecei a jogar Sonic com 6 anos, Mario até vi antes, mas joguei de verdade com 8 indo pra 9).
    Uma nova rivalidade entre eles agora eu acho meio inviável.
    Eis os motivos que tenho:
    1) Sonic só foi se recuperando recentemente com o Generations, e a maioria dos seus jogos 3D são medíocres no máximo e/ou não tiveram todo o potencial explorado, provavelmente depois do Adventure 2 (vi MUITA gente falando que os Adventure são bons, e que até querem o 3). Digo isso com pena, juro.
    Melhor exemplo que tenho, Sonic Unleashed. Seria um ótimo jogo do Sonic, arrisco até dizer que faria frente à Mario, se não tivesse o maldito Werehog; as fases durante dia são MUITO boas, tanto que o Generations tem um esquema de controle bem parecido com o desse jogo nas fases do Sonic moderno.

    2) O impossível já aconteceu: Mario e Sonic numa rivalidade amistosa, juntos em alguns jogos (Smash Bros Brawl e a série dos jogos olímpicos). Coisa que faria muito fã ficar maluco e quem sabe falir se fosse na década de 90.
    Imagina refazer aquela rivalidade desgraçada agora? Teria muito mais pessoas alienadas - querendo ficar só no console do seu favorito, quando o outro dá muitas outras opções boas (supondo que teria um console da Sega) - e idiotas praticantes do fanboysmo por aí.

    3) Como já disseram, a Sega não tem mais seu console próprio, o que torna a Console War que dava combustível pra tudo impossível no momento. Só se lançassem um novo console ou fizessem parceria exclusiva com a Sony, mas não acho que vá acontecer ambos, já que a Sega já foi bem recebida pela Nintendo nos últimos anos, e se bobear ainda tá ganhando bem com a ajuda da Nintendo.

    Eu gostaria de ver as pessoas debatendo de novo sobre seu favorito ser Mario ou Sonic, mas do jeito que os gamers são hoje e com as condições atuais, isso não vai acontecer, e é melhor que não aconteça mesmo :/

    ResponderExcluir
  13. Mas,você está certo...depois SA2 muitas bombas vieram.Mas melhorou no SUHD (com o Sonic,claro),até voltar com tudo no Generations!!!Aliás,alguém aqui já conseguiu jogar o Sonic 4 Ep. II? No meu XBox Live só aparece a opção de classificar!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem