Top 5: Games do Mario que destroem relacionamentos

"Minha namorada está muito brava comigo por uma pequena discussão que tivemos a respeito de um video game que jogávamos juntos. Ela interpretou errado algo que eu disse sobre traição e, enquanto nós competíamos numa fase, ela ficou brava comigo. Ela não me dá mais a chance de me explicar e agora está ignorando qualquer tipo de comunicação comigo."
— neil_o5, Help.com
Um dos maiores objetivos comerciais da Nintendo é reunir amigos e parentes na sala de estar para uma sessão de entretenimento interativo recomendada a toda a família. Entretanto, não é exatamente isso o que acontece de vez em quando. Entre doar vidas para a sua namorada em Super Mario World e carregar seus amigos com segurança até uma plataforma distante em New Super Mario Bros. Wii, muita gente já ficou chateada ao descobrir que, no mundo dos games, seu melhor amigo pode se tornar um babaca — e seu namorado pode ser o maior antagonista que você já teve. No arremessar de cascos vermelhos, relações são enfraquecidas e votos de confiança são rompidos nos cinco títulos do Mario com o maior potencial para destruir relacionamentos.

5. Mario Strikers Charged

Brasileiro conhece muito bem as regras do esporte. Mas será que os cogumelos conhecem? Diferente de spin-offs desportivos como Mario Power Tennis ou Mario Superstar Baseball, que contam com felizes partidas amistosas, em Mario Strikers Charged o assunto é guerra, parceiro. Estamos falando de um jogo de futebol em que é permitido a um gorila anabolizado tocar a bola com as mãos. Onde tartarugas gigantes com pinta de dragão caem do céu para incendiar a quadra com labaredas de fogo — e o relógio da partida continua correndo como se nada estivesse acontecendo. Entre marcar 5 gols ao mesmo tempo e arremessar os jogadores violentamente contra uma cerca eletrificada, o badass Mario Strikers Charged entra para o rol dos games do Mario que mais causam frustração e rixa interna entre seus participantes.

4. Fortune Street

Você pode se divertir bastante jogando Fortune Street com até quatro jogadores. Isso, é claro, se não estiver quase falindo porque seus amigos ou familiares conseguiram formar ruas inteiras e já estão com o capital nas alturas — praticamente em Nimbus Land! E assim, você descobre por que seus amigos nunca tinham dinheiro disponível para te fazer um empréstimo em seus momentos de necessidade — simplesmente porque, no fundo, eles são pequenos megalomaníacos, fanáticos por naipes, que riem do seu infortúnio financeiro pelas suas costas! Dramalhão à parte, se seu colega escolher o ornitorrinco, certifique-se de cortar relações para sempre e xingar muito no Twitter.

3. New Super Mario Bros. Wii

Quem já experimentou, já sabe: jogar o modo cooperativo de New Super Mario Bros. Wii pode gerar os momentos mais épicos da história dos games. O problema mesmo é quando seu amigo de infância se revela um completo babaca. Se você acha que ele seria capaz de colocar a mão no fogo por você, saiba que, na verdade, ele seria capaz é de ignorar seus pedidos de socorro e te arremessar num poço escaldante de lava derretida. Ainda pior do que a humilhação de ser traído por seus colegas é ser completamente ignorado por ele ao retornar dentro de uma bolha. E acredite: ele terá a covardia de pegar absolutamente todas as moedas da fase enquanto você implora para que ele te coloque de volta à competição. Hey, bro!

2. Mario Kart

Você costumava pensar que a sua namorada era a coisa mais perfeita do mundo até ela começar a te perseguir como um animal desenfreado em Mario Kart. Enquanto alguns casais ainda prefiram manter o senso de competição justa e evitar o ataque de cascos vermelhos uns aos outros, eles fazem parte de um grupo seleto. Já ouviu dizer que, em certos períodos de uma relação, tudo são flores? No caso de Mario Kart, você descobre que essas flores têm muitos, muitos espinhos. Você pode fazer a sua noiva arremessar o controle em uma crise de frustração — isso sem contar seus amigos e familiares, que de repente fazem de tudo para te fazer engolir poeira e te ver na pior.

1. Mario Party

Assim, de cara, pode não parecer; mas a série Mario Party como um todo é uma das maiores fontes de indignação entre um grupo de amigos. Contando com vários minigames em que membros do grupo se sobressaem injustamente e com uma série de eventos isolados em que suas moedas, Mini-Stars e estrelas podem ser iniquamente roubadas, os famosos e amigáveis games de tabuleiro do encanador bigodudo podem se transformar numa rede de corrupção envolvendo fantasmas, gorilas e dragões trapaceiros. Também vale lembrar que, em Magma Mayhem, minigame de Mario Party 9, você é obrigado a espancar os seus amigos competidores até caírem nas caldeiras de Pedro Botelho — um poço enorme de lava derretida. Os anúncios de Mario Party deveriam conter bordões de advertência salutar, como Welcome to the jungle, we got fun and games! Em algumas ocasiões, é quase audível o bradar imaginário de Axl Rose, I wanna watch you bleed!
Deixando a pressão cômica de lado, os games descritos acima foram produzidos pela Nintendo no intuito de gerar competitividade amistosa entre os participantes. A vida pode ser um jogo, mas o comportamento de um sujeito em jogo não deve refletir na vida social. No fim das contas, o que importa é a diversão. Let's-a play!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

14 Comentários

  1. New Super Mario Bros Wii onteu meus amigo tava quase brigano por causa desse jogo uma mata o outro sem querer ai da rolo xD

    ResponderExcluir
  2. New Super Mario Bros Wii
    Meu primo quase chorou enquanto outro primo e eu matávamos ele sem querer.

    Nos demais a gente leva na esportiva.

    ResponderExcluir
  3. hahahaha ri horrores com esta postagem!

    ResponderExcluir
  4. asuahushahushuahushuas eu ja briguei com meu amigo por causa do mario kart ds . Agnt n se fala mais pq eu fiquei falando q eu era o melhor do melhor do mundo em canhar dos pato '-'

    ResponderExcluir
  5. Eu brigo sempre com o meu irmão por causa de Mario Party e New Super Mario Bros. Wii.

    ResponderExcluir
  6. Quer saber quem são seus amigos de verdade? Jogue Mario Party com eles, eu digo por experiencia própria, nem sei mais se tenho amigos depois de uma semana jogando Mario Party com eles.

    ResponderExcluir
  7. Eu e meu amigo vivíamos brigando no NSMBW por causa dos meus erros medonhos :P

    ResponderExcluir
  8. Foi só eu que notei que faltou o Super Smash Bros. ?

    Ps: Pra quem me conhece eu sou o MarioUniverse

    ResponderExcluir
  9. não,super smash é pura lutar,é o objetivo do jogo.não acho que deveria entar ai.o jogador tem que ter consiencia que o jogo é de luta.se vai ficar de beissola por ter perdido uma batalha,então adeus meu amigo!ps:vejam meu blog!http://gariomisterl.blogspot.com.br/search?updated-max=2011-12-06T14:02:00-08:00&max-results=7

    ResponderExcluir
  10. E smash bros. n eh bem um jogo do mario :P

    ResponderExcluir
  11. nossa véio,independentemente,os que mais dão briga são o NSMBW e Super Smash Bross Brawl,sempre brigo jogando eles.

    ResponderExcluir
  12. "Sempre brigo jogando Super Smash Bros. Brawl" é uma baita redundância, né, pessoal... tem mais é que sair no braço, mesmo!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem