Central de Dúvidas: Rapidinhas 22

Então é isso, paisanos! O Reino do Cogumelo agora veste novas cores e torce ainda mais pelo sucesso da maior franquia de video games do mundo — ou pelo menos a que mais enche os bolsos da Nintendo: Super Mario! A nova paleta de cores é perfeita para representar o foco do nosso site, quase que inteiramente baseada no manual de instruções de New Super Mario Bros. Wii. Afinal, se vamos fazer circular informações oficiais sobre o encanador bigodudo, por que não ser fiel à escolha gráfica dos guias de informações de seus jogos? Como pode ter notado, demos um fim à predominância do amarelo, mas damos um recomeço todo especial ao bom e velho sistema de interatividade com o leitor e esclarecimento de dúvidas frequentes sobre a série Mario. O novo Rapidinhas do Reino do Cogumelo mantém seu papel antigo no site, mas com uma grande novidade: agora, será paralelo à Central de Dúvidas, que também terá um dia específico na semana para alimentar a curiosidade dos fãs da Nintendo. Sem mais delongas... let's-a go, little guys!


Olá! Mesmo com a saga Mario & Sonic at the Olympic Games, é possível que até hoje a Nintendo guarde ressentimentos da Sega, ou que a Sega guarde ressentimentos?
Tomás K.F., por e-mail
Ah, o fatídico dia 23 de janeiro de 2001. Sega anuncia o fim da produção do Dreamcast e seus planos para desenvolver software para outras plataformas. Com certeza aquele foi o fim da tal guerra dos consoles, e hoje não há mais ressentimentos. Pelo menos não na frente uns dos outros...
Eu gostaria de saber se o Mario já salvou alguma princesa diferente de Pauline, Peach e Daisy.
Guilherme Lula, por e-mail
Antes de responder, tenha em mente que Pauline não é uma princesa, e sim, uma cidadã mediana do Brooklyn. Acredito que as três donzelas em perigo sejam as únicas na lista de salvamentos do Mario nos jogos. Porém, Mario já salvou muito mais pessoas nos desenhos animados; digamos que, depois da invasão absoluta dos Koopalings, o mundo esteja em dívida eterna com o baixinho...
Olá Jardim, tenho duas perguntas: 1) Por que Super Mario Sunshine é a desgraça da Nintendo na opinião de muitos? Eu amo Super Mario Sunshine. Por mais desmoderada que seja a dificuldade, foi o meu primeiro jogo de Mario; as pessoas me deixam magoado quando insultam a viagem do encanador a Isle Delfino. Cara, o que tem de errado? 2) Sou um grande fã da série Castlevania, mas qual é a sua opinião sobre a série? E o que você tem contra ela?
Gabriel Vian, por e-mail
Olá, Gabriel. Super Mario Sunshine é um jogo ótimo, recebendo a altíssima nota 9.4 em review do IGN. O crítico que disser que o jogo é a desgraça da Nintendo com certeza não merece seu posto (ou só está passando por um dia muito ruim). O jogo possui ótimos controles e level design, é comprido, divertido e massivamente desafiante. O problema mesmo é a apresentação, com um valor fraco de roteiro e um tema completamente desconhecido aos fãs da série; ainda assim, é focado na jogabilidade, e nem de longe é um jogo ruim. Agora, Castlevania? Nunca fui de jogar muito, mas reconheço o valor clássico! Tenho mais experiência com Contra.
Olá, gostaria de saber se a Nintendo poderá processar a Disney por colocar Bowser no filme Detona Ralph.
mario celio celio, por e-mail
Claro que sim. Mas não acho que a Disney usaria quaisquer personagens de video games sem a autorização de suas respectivas empresas, certo? Acho que a Nintendo, assim como a Sega e a Capcom, darão as caras nos créditos do filme.

Olá! Tenho algumas dúvidas em relação aos jogos: 1) O cenário de Super Mario World é Mushroom Kingdom? Pergunto, pois não há Toads no jogo... 2) Super Mario 64 DS seria uma continuação de Super Mario 64? Pois há um "course secreto" chamado Sunshine Isle, que seria logo depois do acontecimento de Super Mario 64, quando Mario e Peach vão "tirar férias" em Super Mario Sunshine. 3) Qual a relação do contexto histórico de Super Mario Ball?
Eduardo de Paulo Uliam, Presidente Prudente - SP
Quantas questões! Vamos a elas: 1) Super Mario World acontece em Dinosaur Island, ou Terra do Dinossauro, um lugar onde Mario e sua turma decidem tirar férias após os acontecimentos de Super Mario Bros. 3. 2) Sim, acredita-se que um seja continuação do outro. No início de Super Mario 64 DS, perceba que Yoshi acorda em cima do telhado — uma cena que só pode ser vista no fim de Super Mario 64, após a coleta das 120 Power Stars do jogo. Enfim, não é uma timeline bem definida, e nada oficialmente explica a repetição dos mesmos eventos do Nintendo 64. 3) Se estiver na América, pode chamar o game de Mario Pinball Land; a história acontece num parque de diversões chamado The Fun Fair (algo como "A Feira da Diversão"), onde Mario, Peach e alguns Toads estavam ansiosos para testar um brinquedo novo chamado Air Cannon, em que o participante é transformado numa bola por uma máquina batizada de Spherasizer e arremessado em direção a um alvo. Na vez da Peach, alguns Goombas infiltrados alteraram a direção do tiro para o Castelo de Bowser, e Mario deu início a uma jornada para conseguir Chaves Estelares o bastante para confrontar o vilão com a ajuda do "esferizador". Mas, no fim, não passa de um jogo de pinball.
Oi, eu sou Gabriel, tenho duas dúvidas: 1) Eu estava zerando Super Mario 3D Land quando cheguei no último chefe do Mundo 8; tem uma parte em que Bowser fica jogando barris. Isso seria uma referência a Donkey Kong? 2) Qual foi o primeiro Mario Kart a usar as pistas retrô?
gabriel.ap, por e-mail
Olá, Gabriel! Sim, essa foi uma incrível e esperta homenagem ao famoso jogo de fliperamas de 1981. O esquema de retro courses começou já em Mario Kart: Super Circuit para Game Boy Advance, que já tinha suas 20 pistas retiradas de Super Mario Kart.
Eu queria saber se Mario e Sonic são do mesmo universo? Já que eles participam das Olimpíadas juntos.
Kelvin Francisco, por e-mail
Ótima pergunta, Kelvin, porque até mesmo os fãs do Mario se confundem um pouco com a questão de universos paralelos da série (um tópico mais discutido em Super Paper Mario e nos desenhos animados da DiC Entertainment). Em Mario, há dois universos paralelos principais: o Mundo Real, que é a Terra e o universo como o conhecemos, que abrange nossa existência, e o Universo do Cogumelo, onde acontecem as aventuras do Mario, Wario, Donkey Kong e Yoshi. Quando são convidados para as Olimpíadas, os personagens se deslocam do Universo do Cogumelo para participar do Mundo Real. Pode parecer uma viagem e tanto, mas os dois universos são intimamente conectados, sendo possível o trânsito entre ambos por meio de simples canos de transporte. Já o Sonic, ninguém sabe dizer ao certo onde acontecem suas aventuras por várias mídias divergentes. Os desenhos animados e quadrinhos do ouriço azul pregam que ele e sua turma são oriundos do planeta Mobius; porém, os manuais de instrução japoneses de seus jogos apontam que Sonic sempre viveu no Mundo Real — uma opção abraçada pelos games após Sonic Adventure. Então, para ele, não é difícil dar uma chegadinha em Londres para disputar umas corridas contra Mario. Difícil mesmo é ele aprender a nadar.


Por hoje é só, mas o quadro retorna com sua base fixa aos domingos. Quer saber como enviar suas dúvidas para o Reino do Cogumelo? Basta nos contatar pelo endereço centraldeduvidas@reinodocogumelo.com com seu nome e alguns dados pessoas — como idade, cidade e Estado de origem — para preencher sua assinatura. Mas não se esqueça: paciência é a chave, jovem padawan! Uma boa semana a todos! Rock on!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

7 Comentários

  1. Creio q se o FLUDD fosse um power-up ao inves de ser obrigatorio. Ele teria uma aceitação melhor

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, essa da nova palheta de cores foi muito boa, só achei meio estranho o tom de vermelho forte sobre o antigo logo do RDC! A coluna está ótima, vou ver se consigo aca uma dúvida e manda rsrs' xD

    ResponderExcluir
  3. Depois mando minha dúvida, vou jogar meu THE LEGEND OF ZELDA OCARINA OF TIME 3D que chegou HOOOOOOOOOOJEEEE!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. quarto!!!!parabens @Victor divirtas se com suas horas de diversão.@Post eu tenho uma duvida RDC por que a hitória de Link é diferente no the legend of zelda skyworld sword?

    ResponderExcluir
  5. Olá Jardim , eu gostaria de esclarecer umas dúvidas :
    1)A Nintendo teria Planos de Fazer algum jogo solo Novamente da Princesa dos Cogumelos ? E se fosse tipo um "Super Peach World" Com Participação da "Esportista" Daisy Floral ?
    2)Falando na Daisy , eu queria que você esclarecesse cada detalhe da Vida dela.

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, quem tiver dúvidas, envie-as junto ao seu nome e dados pessoais (cidade, Estado, blog, etc.) para centraldeduvidas@reinodocogumelo.com. As perguntas feitas nos comentários não serão válidas.

    ResponderExcluir
  7. Eu também adoro Super Mario Sunshine, Mas bem que seria legal F.L.U.D.D Em algum futuro jogo do Mario(Se bem que seria legal Super Mario Sunshine 2)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem