Dica RdC: saiba como escutar a música secreta de Kazumi Totaka nos games do Mario

Quando chega o sábado, você já sabe: está na hora de mais um Dica RdC, criado para providenciar ao leitor os melhores truques e dicas sobre os games do Mario. Hoje, ao invés de manter o foco num game específico, decidimos ampliar nossos horizontes — e, principalmente, os nossos ouvidos — para envolver, numa só edição do quadro, todos os jogos do encanador bigodudo em que é reproduzida a famosa Totaka's Song, o maior easter egg da franquia. Saiba mais:
Se você ainda não sabe quem é Kazumi Totaka, é melhor se atualizar. Trata-se de um grande compositor da Nintendo, principalmente ativo na subdivisão "EAD" — Nintendo Entertainment Analysis and Development — da gigante japonesa. Responsável pela trilha sonora de excelentes jogos como Super Mario Land 2: 6 Golden Coins, Mario Paint, Yoshi's Story, entre outros, Totaka vive ao lado de Koji Kondo no pedestal dos compositores das músicas mais inesquecíveis dos video games. Seu diferencial é o fato de possuir uma música secreta, a qual sempre dá um jeito de inserir nos jogos em que esteve no comando das composições. Hoje em dia, a Totaka's Song, como é comumente chamada, tornou-se um dos maiores easter eggs da história do Mario e de outros games da Nintendo em que também aparecem em forma de easter egg virtual — como na série Animal Crossing, por exemplo. O desafio da semana é que você consiga escutar todas as Totaka's Songs escondidas nos jogos do Mario. Pronto para descobrir?


Abaixo, uma lista com os jogos do Mario em que foi avistada a Totaka's Song, seguidos de uma explicação completa de como escutá-la.
  • Super Mario Land 2: Six Golden Coins: no atual melhor jogo do Virtual Console do Nintendo 3DS, é possível escutar a Totaka's Song de uma forma um tanto quanto triste — apenas na tela de "Game Over". Para tanto, basta esperar 2 minutos e 30 segundos para escutá-la.

  • Virtual Boy Wario Land: na tela de fim de jogo que aparece depois dos créditos, a Totaka's Song tocará depois de 1 minuto e 15 segundos. O problema é que quase ninguém tem acesso a esse jogo!

  • Mario Paint: antes de iniciar o game, você verá, claro, o menu de título; o que poucos sabem é que todas as letras do menu são interativas. Você pode clicar em cada uma para que algo diferente aconteça na tela. Ao clicar na letra "O" da palavra MARIO, ela se transformará numa bomba e explodirá o cenário. Assim que o título voltar ao normal, a música de Totaka tocará.

  • Yoshi's Story: aqui, a Totaka's Song pode tocar em dois lugares, embora da mesma forma. Se você esperar 2 minutos e 10 segundos nas telas de Trial Mode e Select Yoshi, poderá escutá-la.

  • Luigi's Mansion: no assustador jogo de lançamento do GameCube, há uma tela que mostra os controles do Poltergust 3000, o aspirador de pó mais famoso do mundo dos games. Essa tela acontece antes do modo treinamento do jogo. Se você esperar, a música tocará após 3 minutos e meio de ociosidade.

  • Yoshi Touch & Go: o easter egg acontece no modo maratona, ou Marathon Mode. Uma vez que o jogador alcançar uma área montanhosa onde há nuvens se movimentando pelo vento, você deve esperar um pouquinho a mais para escutar o tema de Totaka — mais necessariamente, 3 minutos e 45 segundos.
É claro que o gênio dos ovos de páscoa virtuais não se limitou apenas aos games do Mario dos quais foi parte. Nesta página, você poderá conferir os maiores jogos em que o tema foi escondido.
E você, já conseguiu encontrar algum tema de Kazumi Totaka? Nos conte suas experiências nos comentários abaixo.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

4 Comentários

  1. Ótimo post!Pena que eu não tenho nenhum desses jogos :(

    ResponderExcluir
  2. Não tenho nenhum :(. Aquele cachorro me assustou XD
    E eu realmente não sabia que existia esse Totaka.

    ResponderExcluir
  3. "Se você ainda não sabe quem é Kazumi Totaka, é melhor se atualizar."
    ATUALIZANDO... 10%... 20%... 30%...

    kkkk, eu não sabia quem era o cara. Eu ainda pretendo comprar Super Mario Land 2, e aí eu vou escutar a música.

    ResponderExcluir
  4. que legaaal ,, mas a musica é bem pequena .., quase nao é uma musica ,.., escutei no mario land 2 no meu gameboy pocket , tive que me suicidar 5 vezes . . =( ksksks

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem