Super Prévia: Luigi's Mansion 2 (3DS)

Luigi™ está de volta numa missão para remover uma série de fantasmas teimosos de algumas mansões assustadoras. Armado com seu confiável aspirador de pó sugador de fantasmas Poltergust, ele tentará agir bravamente conforme penetrar na escuridão, ao mesmo tempo em que tentar capturar esses incômodos espíritos.
— Descrição oficial de Luigi's Mansion 2 no Nintendo eShop
Quem diria que, depois do reduzido sucesso comercial de Luigi's Mansion, para GameCube, a aventura fantasmagórica do irmão mais novo e esquecido do famoso Super Mario ganharia um remake em gloriosos visuais de profundidade estereoscópica? E quem diria que o medroso Luigi, que só se tornou um herói corajoso em Mario & Luigi: Superstar Saga (GBA) porque foi hipnotizado, toparia embarcar novamente numa jornada contra as criaturas mais sinistras da série Mario? São essas as perguntas que nos fazem pensar, o que há de tão especial no ambiente que fez com que a Nintendo o relembrasse de modo tão inventivo nos dias de hoje? É o que descobrimos em mais uma Super Prévia do Reino do Cogumelo, o maior website brasileiro sobre as série Mario, Donkey Kong, Yoshi, Wario... e... Luigi?

Informações Gerais
Como já é de sabedoria geek, Luigi's Mansion 2 será lançado para o Nintendo 3DS para servir de sequência original para Luigi's Mansion, o título de lançamento do GameCube. O jogo foi revelado como uma grande surpresa na Electronic Entertainment Expo deste ano, melhor conhecida como simplesmente E3 2011. O jogo introduzirá mais um pacote de personagens, itens e elementos à enciclopédia da série Mario, e promete ser ainda mais criativo e inovador do que seu antecessor. Quer um exemplo? Há quem diga que o jogo não terá apenas uma mansão — e sim, várias! Há quem diga que Luigi não terá mais em mãos o Poltergust 3000, e sim, uma versão atualizada e mais poderosa da criação original do Professor E. Gadd, batizada de Poltergust 5000! Também, iluminar os fantasmas com a lanterna já não será mais suficiente para estonteá-los! E o jogo será um pouco mais orientado para o estilo puzzle.

Apresentem as Novas Armas
Ainda não há muitos detalhes sobre a narrativa do jogo, mas pelo pouco que foi mostrado na E3, pode-se notar que o Professor E. Gadd é quem convence Luigi a participar de mais uma aventura fantasmagórica contra as forças do além — e o nobre encanador verde topa, com muito esforço, quando seu espírito de coragem fala mais alto. Baseado em todos os sustos garantidos em 2001, E. Gadd promete oferecer o máximo de ajuda possível ao inusitado herói usando de novas artimanhas e elementos. Um desses é o novo Poltergust. Isso mesmo! Luigi deixa de lado o bom e velho Poltergust 3000, usado em Luigi's Mansion original, para usar uma versão totalmente nova e atualizada: o poderoso Poltergust 5000.
"Luigi! Hey, Luigi! Pode me escutar, filho? Meu Poltergust 5000 não é só um acessório de moda! Ele tem um poder surpreendente!"
Segundo o próprio Professor E. Gadd, você poderá ativar o poder de sucção do Poltergust 5000 com os botões L e R do Nintendo 3DS. Fazendo isso, Luigi poderá coletar moedas facilmente e se ver livre de alguns inimigos — embora lançar luz sobre alguns dos fantasmas do jogo não seja o bastante para estonteá-los; para tanto, os jogadores precisam ativar uma função estroboscópica, como um flash de luz. O Poltergust 5000 também pode criar um movimento circular de sucção muito maior do que o gerado por sua versão anterior, tornando mais fácil a derrota de vários fantasmas ao mesmo tempo.

Os Fantasmas se Divertem
Novos inimigos serão apresentados no jogo, e isso não envolve apenas fantasmas — embora Luigi ainda tenha que confrontar o sobrenatural o tempo todo. Confira uma lista elaborada das ameaças que Luigi terá que enfrentar e que já foram confirmadas para o jogo até agora:
  • Fantasmas verdes, ainda sem nome, com 10 pontos de HP.
  • Fantasmas vermelhos, ainda sem nome, com 30 pontos de HP.
  • Um fantasma laranja, estilo chefão, com 75 pontos de HP. O Professor E. Gadd se refere a esse sujeito como um "Fantasma Telecinético"; deve ser mais um daqueles tipos que provocam fenômenos poltergeist no game.
Quem disse que fantasmas e almas penadas são tudo na linha adversária? Agora, você deverá se preparar para enfrentar tipos novos de inimigos, que ainda seguem a linha de apavorantes e perigosos. Confira alguns exemplos já confirmados:
  • Cavaleiros de armadura (ou seriam armaduras de cavaleiros?) estão prontos para atingir o Luigi com um golpe de espada assim que notarem os movimentos do pobre coitado. Já que a única cena que vimos os mostrava instalados num só lugar, atacando o que passar em sua frente, não haverá motivos para se preocupar com eles correndo atrás de você com suas armaduras indestrutíveis — o pânico sofrido nas fases bônus de Medal of Honor (PS One). Pelo menos, é o que sabemos até agora...
  • Como se os espectros não fossem o suficiente, agora o jogo colocará um outro tipo de personagem dos contos de terror em rota de colisão com Luigi: múmias. Ainda mais apavorantes são os inimigos que já estavam enterrados há muito tempo e decidem sair da terra só para te atacar e pegar seu pé.
  • Uma notícia triste para os aracnofobíacos: uma aranha que troca de cor mais rápido do que eu troco os canais da TV no domingo também estará presente nesta nova aventura. Quando estiver andando pelas paredes, a aranha estará roxa; assim que começar a correr pelo chão, ela troca de cor para marrom.
  • Haverá também alguns portões que bloqueiam passagens — similar aos pés-de-feijão que bloqueiam as portas de Luigi's Mansion original. Ao contrário das plantas, entretanto, os portões não bloqueiam apenas as portas, como também outros tipos de caminho; como, por exemplo, escadarias e corredores.
Quem Quer Dinheiro?!
Como qualquer jogo decente, Luigi's Mansion 2 terá uma série de itens colecionáveis e tesouros que darão ao encanador medroso um motivo a mais para prosseguir em sua jornada lúgubre. Que tal saber mais sobre os itens já confirmados para o game?
  • Moedas. Os itens mais clássicos da série Mario retornam no spinoff, que, por mais que seja orientado para o sentido puzzle da coisa toda, não deixa de ser uma grande plataforma de aventura. As moedas poderão ser mais facilmente coletadas com o poderoso Poltergust 5000.
  • Bills. Se você jogou Luigi's Mansion original, saberá que Bills são um tipo peculiar de dinheiro, parecido com as cédulas usadas no Mundo Real (mais especificamente, com cédulas brasileiras ou canadenses, por serem multicoloridas), que Luigi pode coletar ao longo do percurso. No primeiro jogo, cada Bill vale 20,000G e são encontrados normalmente após o jogador analisar objetos e lustres movediços e coletados pelo famoso aspirador vermelho. Ainda não se sabe ao certo o quanto valerão as novas Bills, nem se o Poltergust 5000 terá um efeito maior, diferente, sobre elas. Não confundir com Bullet Bills.
  • Baús do Tesouro. Desde Super Mario Bros. 3, os baús do tesouro são os itens mais empolgantes de todos os tempos. Retornando em Luigi's Mansion 2, no entanto, temos que torcer para que não saia uma mão viva de dentro deles...
  • Chaves. Itens já conhecidos pelos jogadores de Luigi's Mansion, as chaves têm um papel importantíssimo na jogabilidade, visto que não há como Luigi atravessar as paredes e portas apresentadas no jogo. Isso seria apenas permitido se o irmão do Mario se transformasse em Boo Luigi em certo período do jogo — e, agora que nós aqui da equipe Reino do Cogumelo pensamos nisso, vamos passar a torcer calorosamente para que a Nintendo também tenha tido essa ideia!
  • Barras de Ouro. Ma oê, quem quer ganhar 100,000G em barras de ouro? Essa é a chance de Luigi se tornar tão ganancioso quanto Wario. Barras de ouro foram apresentadas pela primeira vez em Luigi's Mansion e, dez anos atrás, elas eram equivalentes ao valor de 100,000G — ainda não sabemos, no entanto, sobre o valor que os objetos terão na sequência.
Mansões Mal-Assombradas
Como já supracitado, Luigi's Mansion 2 terá não apenas uma — como várias mansões para serem desbravadas pelo jogador. Ainda há muito pouca informação sobre o esquema por trás das mansões, tal como a aplicação da narrativa ao novo deslocamento do personagem principal — de quem são as mansões? Quantas são? Por que elas estão infestadas por uma praga de fantasmas e criaturas de outro mundo? O que vai diferir seus temas, já que é tudo baseado em terror? São estas as perguntas que não querem calar e que só o tempo, a Nintendo ou fontes internas vazadas poderão responder.

Por enquanto, os únicos elementos geográficos confirmados para o jogo são salas e cômodos diferentes: já vimos um saguão de guardas, um quintal da frente, uma área de estudos, um laboratório (será que é do Frankenstein?), uma livraria, uma sala de jantar, uma sala de estar, uma garagem, uma sala com o tema de pirâmides do Egito e até mesmo uma câmara municipal.

Luigi's Mansion 2, produzido pela Nintendo em parceria com a Next Level Games, será lançado para o 3DS apenas em 2012. Ficaremos de olho para mais informações ao decorrer do ano, então esteja sempre por perto — ou seja assombrado pelos fantasmas da desatualização!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

11 Comentários

  1. Vou adorar esse jogo!²
    Uhull 3ds na mão!!!

    ResponderExcluir
  2. quero saber como vai ser, não joguei o do game cube mas se esse for mesmo legal, to dentro!

    ResponderExcluir
  3. como sempre, de costume: me sigam no twitter: Victor_the_game

    ResponderExcluir
  4. mimimimimi nha nha XD muito show cara preciso desse game o do cubo foi surpriendente esse vai ser melhor com certeza ;D

    ResponderExcluir
  5. ''temos que torcer para que não saia uma mão viva de dentro deles...'' Tomara mesmo, me assustava em Zelda kk' =D! E só em 2012 ??? Que coisa chata =( mas pelo menos terá tempo o suficiente para estar bom, ou melhor, muito melhor do que imaginamos...

    ResponderExcluir
  6. Bah eu nem joguei o 1,mas quando comprar o controle de game cube,com certeza jogo ele no wii.

    Falando em 3ds e Quem quer dinheiro,vi agora no programa do Silvio,que a Maísa comprou um 3DS na disney,a pequena acaba de ganhar meu respeito e minha inveja xD

    @post ''o maior website brasileiro sobre as série Mario, Donkey Kong, Yoshi, Wario... e... Luigi? ''

    ri mt com e Luigi?,que raiva do narrador do SSBB

    ResponderExcluir
  7. Muita gente ansiosa pela chegada desse Luigi's Mansion. Aliás, um jogo tão prestigiado mereceu uma continuação, mesmo que não tenha rendido muito lucro para a Nintendo. Existem muitos pontos positivos, só não pode comprar esse jogo quem não tem um 3DS. Achei só um ponto negativo nos trailers, que é a iluminação, algumas salas ficaram muito claras, tirando um pouco a sensação de terror. Todavia, os avanços que já podemos ver são bem animantes, ainda mais que, com o tempo de desenvolvimento que ainda resta (até 2012), muitos elementos podem aparecer.
    Fantástico! Estou esperando por esse jogo assim como alguns outros milhões de pessoas por aí. ^^

    ResponderExcluir
  8. Luigi's Mansion sempre mereceu uma continuação, SEMPRE. Ah... como eu gostaria se tivesse pra Wii, seria muito legal! ^^ Tava esperando esses fantasmas largarem de frescura e irem logo fazer arte de novo! Curti pra valer as aventuras fantasmagóricas no Game Cube... Que bom que vai lançar esse jogo em vez do mundo esquecer o porquê do Luigi ter um aspirador de pó como leal utensílio inseparável :)

    ResponderExcluir
  9. O Luigi's Mansion me dava raiva,mas eu gostava,e agora eu vou gostar muito do Luigi's Mansion 2!!!Eu tinha raiva do LM porque eu não tenho o Memory Card!!!Sempre quando eu ia jogar,tinha que recomeçar tudo!!!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem