Em que período da história acontece a série Mario?


Pergunta enviada pelo nosso leitor Tomás Fortes: em que período da história acontecem os jogos do Mario? Se formos pensar que existem dinossauros e robôs da mais alta tecnologia convivendo no mesmo universo — e não, não estamos falando da novela Morde & Assopra —, a linha temporal do universo do Mario pode parecer um assunto um tanto quanto confusa.

Au contraire: felizmente, a resposta é bem simples. Exceto por alguns títulos da série Yoshi — como Yoshi's Island e Yoshi's Island DS, que mostram as versões baby dos personagens principais e acontecem, cronologicamente, cerca de 25 anos antes dos demais jogos da franquia —, e por alguns trechos revividos em Mario & Luigi: Partners in Time, que são claramente descritos como acontecimentos do passado, a história dos jogos do Mario sempre acompanharam o tempo presente; a citar, por exemplo, o paralelo que os personagens traçam com o mundo real na série crossover Mario & Sonic.

Então, temos dinossauros em Super Mario World, ao mesmo tempo em que temos o Robot Reactor de Bowser Jr. em Super Mario Galaxy; mas essa mistura entre o selvagem e o tecnológico apenas descreve a amálgama temporal que existe lá no mundo dos cogumelos, provando que este universo não tem regras para diferenciar os períodos temporais conhecidos no mundo real — ao mesmo tempo que se mostra rigorosamente setorizado.

Há cantos onde a tecnologia não chegou, ou é repelida por sua respectiva comunidade — como a Terra do Homem das Cavernas. E próximo ao Reino do Cogumelo, existe um município baseado na cidade de Chicago de 1920, mas não quer dizer que não haja robôs gigantes em outra parte do globo.

Resumindo, não há que se pensar muito sobre isso: como num universo de desenho animado, toda a sorte de acontecimentos pode acontecer na série Mario, independente do tempo.

Obrigado por visitar o Reino do Cogumelo!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

9 Comentários

  1. pergunda tensa essa eim!nunca tinha parado pra pensar em q tempo o mario vive eu li o texto mais nao intendi é por volta de 1920?

    ResponderExcluir
  2. Essa resposta era meio óbvio, apesar de que realmente confundi alguns elementos e aspectos do jogo. Jardim esse seu Au Contraire, você tirou de Manos al Aire da Nelly Furtado (tem o som parecido na dissertação)? Se não, é que parece...

    *No anterior eu escrevi ''Nelly Furtada'' kk'

    ResponderExcluir
  3. Não, retirei de personagens franceses da Marvel Comics, mesmo.
    Acho que era o Francês, parceiro do Cavaleiro da Lua...

    ResponderExcluir
  4. Inda pode restar certa dúvida, mas e dai? o importante é que os jogos continuem divertidos. Mesigam no twitter: Victor_the_game

    ResponderExcluir
  5. Tipo,eu acho que o mundo do Mario é uma realidade diferente da nossa, que em alguns desenhos e Tirinhas,eles entram em Canos e acabam indo para o Mundo Real e vice-versa.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem